Faça livros em colaboração com pessoas do mundo todo



GUSTAVO VILLAS BOAS

da Folha de São Paulo

A brincadeira em que uma pessoa começa uma história e outras continuam migrou para a internet.

A comunidade Protagonize (www.protagonize.com) é uma das versões on-line dessa prática. O site, em inglês, possui milhares de histórias em dezenas de categorias.

Domínio público

Existem projetos que vão além do entretenimento na seara colaborativa.

O site librivox.org, por exemplo, organiza voluntários dispostos a narrarem obras que estão em domínio público para as transformar em audiolivros, que podem ser baixados.

O site da iniciativa está parcialmente traduzido para português.

Wikibooks

A Wikipédia, referência quando se trata de conteúdo criado por várias pessoas na internet, tem uma seção dedicada aos livros.

A seção em português da Wikibooks (pt.wikibooks.org) é uma das mais ativas dentre todos os idiomas com participação --possui mais de 5.000 módulos, ou páginas que possuem material didático de um livro.

O foco são os livros para educação. A Wikibooks é considerada a biblioteca da Wikiversidade, um projeto para a criação de cursos abertos e gratuitos.

A comunidade, além de colaborar na criação do conteúdo, ajuda a apontar as melhores obras. Alguns dos livros possuem versão para impressão.

Digitalização

Existe até um projeto que conta com o uso coletivo para prosperar, mas que muitas pessoas participam sem se dar conta.

É o ReCaptcha. Ele é baseado nas ferramentas que tentam impedir cadastros falsos e pedem que o usuário reescreva letras que aparecem tortas. No ReCaptcha, além das letras tortas, é mostrada uma imagem com uma palavra retirada de um texto que está sendo digitalizado.

Ou seja, de modo básico, é o internauta que faz com o que o computador entenda aquele termo como um conjunto de letras e não apenas como uma figura qualquer. O projeto já digitalizou conteúdo para o "New York Times".