A identidade não denominacional dobrou nos Estados Unidos desde 2000, segundo a Gallup.


Pergunte a um cristão americano a que tipo de igreja ele pertence, e é mais provável que você ouça o rótulo de não-denominacional .

A proporção de protestantes nos Estados Unidos que não se identificam com uma denominação específica dobrou entre 2000 e 2016, de acordo com uma pesquisa Gallup divulgada esta semana. Agora, cerca de 1 em cada 6 americanos são cristãos não denominacionais.

A crescente popularidade da identidade não denominacional é o resultado de duas tendências: o declínio no número de protestantes em geral, à medida que mais americanos evitam qualquer afiliação religiosa (tornando-se " os nenhum ") e encolhendo as próprias denominações.

Não apenas as principais igrejas principais continuam vendo seus números caírem, como também a maior denominação protestante do país – a Convenção Batista do Sul (SBC) – perdeu um milhão de membros nos últimos 15 anos.

Antes de 2000, metade de todos os americanos pertencia a uma denominação protestante específica. Agora, apenas 30% o fazem, informou o Gallup.

"As igrejas que aderem a afiliações denominacionais específicas e históricas parecem enfrentar o maior desafio no protestantismo americano hoje", escreveu o pesquisador. "Cada vez mais, os cristãos americanos … preferem se identificar simplesmente como cristãos ou frequentar o número crescente de igrejas não denominacionais que não têm fidelidade formal a uma estrutura religiosa mais ampla".

Em 2010, o Hartford Institute for Religion Research registrou mais de 35.000 igrejas não denominacionais nos EUA, compreendendo mais de 12 milhões de participantes. O afastamento das denominações históricas corresponde a um crescente senso de ceticismo que muitos americanos têm em relação às instituições em geral.

A mudança em direção à identidade não denominacional é tão forte que mesmo as igrejas denominacionais minimizam suas afiliações para evitar as conotações negativas agora associadas à hierarquia e estrutura religiosa, sugeriu Roger Olson, professor de teologia no Seminário Teológico George W. Truett da Universidade de Baylor.


"Pouquíssimas igrejas que eu conheço são verdadeiramente, totalmente, exclusivamente 'não-denominacionais' no sentido que a maioria das pessoas pensa", ele escreveu em um blog no mês passado. "Em quase todos os casos em que me perguntam sobre uma igreja que se declara 'não-denominacional', posso encontrar alguma afiliação dessa igreja com alguma rede de igrejas semelhantes."

Redes como a Acts 29 têm atraído a atenção por sua plantação de igrejas, liderança mais jovem e visão. Como escreveu o blogueiro do CT Ed Stetzer , "as redes estão reinventando como os evangélicos e outros cooperam e moldam o ministério em muitos contextos e através de várias barreiras denominacionais".

Alguns consideram tais agrupamentos – que fornecem treinamento, recursos e prestação de contas às igrejas e seus pastores – para fornecer estrutura semelhante às denominações. As igrejas podem pertencer tanto a uma rede quanto a uma denominação; por exemplo, o presidente da Acts 29, Matt Chandler, pastoreia a The Village Church, que pertence à SBC.

A pesquisa Gallup indicou que alguns cristãos tendem a escolher uma designação cristã mais ampla, mesmo que sua igreja pertença a uma denominação. Com o número de americanos que se identificam como batistas do sul caindo de 8% para 3% desde o ano 2000, os pesquisadores declararam: Batista, especificamente."

Essas tendências também ocorrem em nomes de igrejas, que têm menos probabilidade de fazer referência a seus laços denominacionais. Entre os membros do conselho da Associação Nacional de Evangélicos, que envolve 40 denominações, 63% dizem que o nome de sua igreja não inclui sua afiliação, informou a CT em 2015.

Dentro do evangelicalismo, os movimentos não denominacionais carismáticos e do Povo de Jesus da década de 1970 (pense em Calvary Chapel e Vineyard), que "enfatizavam apenas ser 'cristãos'" e "criticavam as denominações como divisoras", tiveram uma influência duradoura sobre como as pessoas entendem sua identidade religiosa , disse Olson.

"Há uma tendência para o que chamo de 'cristianismo genérico' que é muito centrado no sentimento, pragmático e um tanto anti-intelectual", disse o teólogo ao CT. "Como as particularidades denominacionais são ignoradas ou escondidas, o que muitas vezes resta é uma espiritualidade de 'menor denominador comum' que muitas vezes é pouco mais do que 'adoração' e 'discipulado' desprovida de conteúdo cognitivo. O resultado é muitas vezes a religião popular, em vez do cristianismo histórico, clássico e bíblico.

Entre as denominações excepcionais que ostentam um número crescente de membros nos últimos anos estão as Assembleias de Deus, cujos números totais ainda estão atrás da SBC e da Igreja Metodista Unida (UMC), de acordo com o Estudo de Paisagem Religiosa de 2014 do Pew Research Center . A pesquisa também mostrou que os cristãos não denominacionais estavam em ascensão.

No início deste ano, o Departamento de Defesa acrescentou centenas de novas designações religiosas e eliminou "protestante, não-denominacional", na esperança de obter informações mais específicas sobre os membros do serviço militar.


O evangelicalismo pós-moderno dá nomes bonitos para pecados antigos. Muitos desviados são chamados de "desigrejados", os descomprometidos de "poligrejados", a desordem do culto recebe o nome de "louvor extravagante". Isso ocorre quando o mundanismo se traveste de evangelho.

— Ewerton B. Tokashiki

____________

💜 Gostou? Se gostarem: Siga o blog e compartilhe com seus amigos. 

Livreto de Evangelismo Bíblico: http://bit.ly/PanfletoEvangelismo2 
Pensando Para a Glória de Deus: https://hotm.art/filosofiaparacristao 

. . . . . . . . . . . . . . . . . .  

Bem-vindos ao blog Beréia Urbana. Aqui você encontra reflexões sobre a fé cristã, filosofia, política, cultura pop, arte música e algumas coisinhas mais. 

 INSCREVA-SE NO CANAL:    / julianaayres   

 . . . . . . . . . . . . . . . . . . 

 📢 SE LIGA: 

 ✅ Crie seu Negócio Online do ZERO: http://bit.ly/FormulaNegocioOnlinePP 
 ✅ Aprenda a Preparar um Estudo Bíblico: https://bit.ly/ComoPrepararEstudoBiblico 

. . . . . . . . . . . . . . . . . . 

🧠 Me siga nas redes, saia da Matrix: 

. . . . . . . . . . . . . . . . . . 

 📢 SE LIGA:
(+) Se inscreva na Odysee:
https://bit.ly/SiteOdysee
(+) Se inscreva no Fivver: http://bit.ly/FiverrBr 
(+) Hospedagem Turbo: http://bit.ly/HospedagemTurbo 

. . . . . . . . . . . . . . . . . . 

 📚 VOCÊ É LOUCO POR LIVROS? Você sabia que pode ajudar o Beréia Urbana comprando um livro, ou qualquer outro produto, na Amazon, sem pagar nenhum centavo a mais por isso? Basta clicar aqui: https://amzn.to/3pwfJYG 

🤩 VOCÊ É LOUCO POR EBOOKS? Faça um teste gratuito de 30 dias com o Kindle Unlimited na Amazon! Você pode testar vários ebooks e somente pagar se quiser continuar. Comece agora, clique aqui: https://amzn.to/32PxoAN 

🤝
EBOOKS GRATUITOS: https://amzn.to/3luMcMu