A Chave da Propaganda descreve vinte técnicas de manipulação de mídia e as dez mensagens mais comuns de propaganda de guerra. Uma ferramenta útil para analistas e consumidores de mídia moderna.
Técnicas de manipulação de mídia
- Técnicas editoriais
- Seleção de tópicos: seleção, ponderação ou colocação unilateral
- Títulos: escolha unilateral de título, subtítulo ou títulos de seção
- Partes em conflito: alocação unilateral de texto ou tempo de conversação
- Fontes de terceiros: seleção unilateral ou fonte não transparente
- Entrevistas / convidados: Seleção unilateral, designação, realização de entrevistas
- Contexto: omissão enganosa de contexto ou informações de fundo
- Técnicas linguísticas
- Alegações ou afirmações falsas ou infundadas
- Escolha manipulativa de palavras, formulações, designações
- Sugestões manipulativas, insinuações, associações
- Traduções manipulativas e citações
- Técnicas audiovisuais
- Uso manipulativo de imagens, som ou material cinematográfico
- Edição manipulativa de imagens, som ou material de filme
- Uso manipulativo de música de fundo
- Expressões faciais manipulativas, gestos, entonação
- Outras técnicas
- Apelo à autoridade ou prestígio
- Difamar; desacreditar; zombar
- Idealizar; trivializar; encobrir
- Dramatizar; personalizar; generalizar
- Outro
Mensagens de propaganda de guerra
- O campo inimigo é o único responsável pela guerra
- Somos inocentes e amantes da paz
- O inimigo tem características demoníacas
- Lutamos por uma boa causa, o inimigo para fins egoístas
- O inimigo comete atrocidades de propósito, mas conosco é um acidente
- O inimigo usa armas ilegais
- Nossas perdas são pequenas, mas as do adversário são enormes
- Nossa causa é apoiada por artistas e intelectuais
- Nossa missão é sagrada
- Qualquer um que duvide de nossas reportagens é um traidor
Literatura
Arthur Ponsonby (1928): Falsehood in War-Time . George Allen e Unwin , Londres.
Baines, Paul R (2013): Propaganda . Biblioteca SAGE de Estudos Militares e Estratégicos , Londres.
Chomsky, Noam & Herman, Edward (1988): A Propaganda Model . Pantheon Books , New York.
Fonte: Swiss Policy Research
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