A Chave da Propaganda descreve vinte técnicas de manipulação de mídia e as dez mensagens mais comuns de propaganda de guerra. 
Uma ferramenta útil para analistas e consumidores de mídia moderna.

Técnicas de manipulação de mídia

  1. Técnicas editoriais
    1. Seleção de tópicos: seleção, ponderação ou colocação unilateral
    2. Títulos: escolha unilateral de título, subtítulo ou títulos de seção
    3. Partes em conflito: alocação unilateral de texto ou tempo de conversação
    4. Fontes de terceiros: seleção unilateral ou fonte não transparente
    5. Entrevistas / convidados: Seleção unilateral, designação, realização de entrevistas
    6. Contexto: omissão enganosa de contexto ou informações de fundo
  2. Técnicas linguísticas
    1. Alegações ou afirmações falsas ou infundadas
    2. Escolha manipulativa de palavras, formulações, designações
    3. Sugestões manipulativas, insinuações, associações
    4. Traduções manipulativas e citações
  3. Técnicas audiovisuais
    1. Uso manipulativo de imagens, som ou material cinematográfico
    2. Edição manipulativa de imagens, som ou material de filme
    3. Uso manipulativo de música de fundo
    4. Expressões faciais manipulativas, gestos, entonação
  4. Outras técnicas
    1. Apelo à autoridade ou prestígio
    2. Difamar; desacreditar; zombar
    3. Idealizar; trivializar; encobrir
    4. Dramatizar; personalizar; generalizar
    5. Outro

Mensagens de propaganda de guerra

  1. O campo inimigo é o único responsável pela guerra
  2. Somos inocentes e amantes da paz
  3. O inimigo tem características demoníacas
  4. Lutamos por uma boa causa, o inimigo para fins egoístas
  5. O inimigo comete atrocidades de propósito, mas conosco é um acidente
  6. O inimigo usa armas ilegais
  7. Nossas perdas são pequenas, mas as do adversário são enormes
  8. Nossa causa é apoiada por artistas e intelectuais
  9. Nossa missão é sagrada
  10. Qualquer um que duvide de nossas reportagens é um traidor

Literatura

Arthur Ponsonby (1928): Falsehood in War-Time . George Allen e Unwin , Londres.

Baines, Paul R (2013): Propaganda . Biblioteca SAGE de Estudos Militares e Estratégicos , Londres.

Chomsky, Noam & Herman, Edward (1988): A Propaganda Model . Pantheon Books , New York.

Fonte: Swiss Policy Research