COMO SE PROTEGER DA CENSURA E DO MONITORAMENTO DAS BIG TECHS E DOS GOVERNOS: 7 DICAS SOBRE O USO DA MÍDIA

1. Use uma variedade de mídias diferentes

Use mídias com diferentes orientações políticas e geopolíticas e compare as diferentes visões sobre um tema para formar sua própria opinião bem fundamentada.

Dica SPR : para tópicos importantes, verifique você mesmo as fontes e os documentos originais.

2. Fim das assinaturas de mídia propagandística

Encerrar assinaturas de mídia predominantemente propagandística. Em vez disso, apoie o jornalismo independente e crítico dentro do escopo de suas possibilidades.

Dica SPR : Use a chave de propaganda SPR para detectar mídia manipulativa.

3. Use bloqueadores de publicidade e rastreamento

Use um bloqueador de publicidade e rastreamento em todos os dispositivos e navegadores. Desative-o apenas em sites de mídia nos quais você confia e que deseja oferecer suporte com anúncios.

Dica SPR : Não use a Internet sem um bloqueador de publicidade e rastreamento.

4. Use alternativas para a pesquisa do Google

Os resultados de pesquisa e sugestões de pesquisa do Google são fortemente manipulados . Portanto, use uma alternativa independente para o mecanismo de pesquisa do Google em todos os dispositivos (incluindo móveis).

A plataforma de vídeo de propriedade do Google YouTube e sua função de busca também são fortemente manipuladas e censuradas. Portanto, verifique também as plataformas de vídeo independentes ( mais ).

Dica SPR : Todo mecanismo de pesquisa é melhor que o Google. Experimente DuckDuckGo , por exemplo.

5. Use alternativas ao Facebook e Twitter

O Facebook e o Twitter são fortemente censurados e manipulados em questões políticas e geopolíticas. Aqui também você pode usar ou verificar plataformas de mídia social independentes ( mais ).

As notificações e “cronogramas” do Facebook, Twitter e YouTube também são frequentemente muito manipuladas. Siga os autores e mídia desejados diretamente via RSS .

Dica SPR : Você também pode se inscrever em canais do Youtube via RSS (não é necessário fazer login no Youtube).

6. Cuidado com a Wikipedia

A Wikipedia é fortemente manipulada por grupos de interesse político e comercial e, portanto, não deve ser usada de forma alguma ou apenas com grande cautela ao pesquisar tópicos controversos.

Dica SPR : Verifique as fontes, autores e página de discussão dos artigos da Wikipedia.

7. Use um navegador de web amigável

Evite o navegador Google Chrome comum e, em vez disso, use um navegador independente que não rastreie você ao usar a Internet e a mídia online.

Dica SPR : Use um serviço VPN para se proteger de censura e monitoramento.

Informe amigos e família

Informe amigos e familiares sobre os riscos de mídia manipuladora, mecanismos de pesquisa, plataformas de mídia social e navegadores da web e recomende alternativas independentes.

Fonte: Swiss police Research