A ESQUERDA QUER CALAR A SUA VOZ


Temos poucos dias para tentar impedir mais uma iniciativa que visa cercear a livre comunicação na internet.
 
O Senador Alessandro Vieira, em conjunto com a deputada Tabata Amaral (PDT-SP) e Felipe Rigoni (PSB-ES), que apresentaram projetos semelhantesna Câmara dos Deputados, apresentou para votação em Plenário do Senado o PL 2630/2020 que prevê um controle férreo da internet no Brasil.

O senador afirma que o projeto não prevê remoção de conteúdo das postagem dos cidadãos, mas apenas pretende combater a desinformação na Internet. A definição de desinformação, porém, que está contida no Artigo 4 dá margem a todo tipo de arbitrariedades. Segundo ela, desinformação é:

"Conteúdo, em parte ou no todo, inequivocamente falso ou enganoso,passível de verificação, colocado fora de contexto, manipulado ou forjado, com potencial de causar danos individuais ou coletivos".
Com essa definição, praticamente qualquer manifestação nas redes sociais poderá ser considerada enganosa ou ofensiva.
Precisamos pressionar o Senado para que essa lei não seja aprovada. 

Caso seja aprovado, esse PL criará uma reservada de mercado para o que chamam hoje de agências checadoras de fatos.

Recentemente, a CitizenGO foi alvo de uma dessas agências. Na Colômbia, um post sobre a campanha que estamos fazendo a respeito da tentação de imposição do aborto pela ONU foi censurada, pois segundo a agência não há menção a aborto no documento. A menção não existe porque, como já explicamos inúmeras vezes, os promotores do aborto o eufemismo "saúe sexual e reprodutiva" para se referir ao assassinato de bebês no ventre materno.

Esse outros truques linguísticos ficarão cada vez mais comuns se esse PL for aprovado. Tudo, naturalmente, será feito com uma boa dose de cinismo, como temos visto com frequência nos debates sobre diferentes assuntos.  

Sem dúvida, o negócio das agências de checagem se tornará lucrativo e atrairá a atenção de grandes empresários.

Será, então, definitivamente criado aquilo que George Orwell chamou de Ministério da Verdade, ou seja, seremos obrigados a aceitar a imposição de um mecanismo que determinará o que poderá e o que não poderá ser dito.

Porém, cabe a pergunta: quem verificará os verificadores?
Talvez depois de aprovado o PL da Censura, o objetivo será a implementação do crédito social, como já existe na China. De acordo com esse sistema, as pessoas perdem ou ganham direitos segundo o maior ou menor número de pontos.


É isso o que você quer para o Brasil?

Mais informação:
PL das fake news fica para a próxima semana:

Quem controla a internet? Assista:


............................................................................................


................................................................

👩🏽 Me siga nas redes: JULIANA GEORGIA AYRES: