segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Volta às aulas com Skype

Volta às aulas com Skype

por Rosana Hermann

Todo mundo sabe que o Skype encurta distâncias e aproxima pessoas. E que é uma ferramenta essencial quando estamos em viagem. O que muitas vezes a gente esquece é que o Skype é uma solução prática e inteligente para o dia a dia também, inclusive, para quem estuda. E não é só para o 'ensino à distância', como já publicamos aqui no blog, mas para falar com seus colegas, amigos e professores da escola também, quando você não está junto deles.

Quer ver alguns exemplos?

.Use o Skype para tirar dúvidas com seus professores

skype-to-skype-calls-1.jpg

Muitos professores usam o Skype para falar com seus alunos, em horários programados coletiva ou individuamente. Um dos pioneiros a usar o Skype para tirar dúvidas de seus alunos aqui no Brasil é o professor Dulcídio Braz, que dá aulas de Física em São João da Boa Vista. 
Em dias e horários agendados, ele atendia dúvidas dos alunos via Skype. Pode ser por áudio, vídeochamada individual ou em grupo, tanto de chat de texto quando em vídeo. Em questão de minutos o aluno pode sanar uma dúvida específica e continuar seus estudos.

Talvez seja uma boa ideia levar essa sugestão para sua escola e discutí-la com professores e orientadores. Boa pauta para a próxima reunião de pais e mestres também.

.Crie grupos de colegas para discutir trabalhos coletivos

man-on-gvc-540.jpg

É muito comum que um grupo de alunos faça um trabalho ou tarefa de forma coletiva. Nem sempre todos poderão se reunir fisicamente na casa de alguém. O Skype é uma ótima solução para esses casos. Traga via Skype qualquer membro do grupo para dentro da sua casa ou organize um grupo fixo em que todos possam se reunir via Skype. Aqui, não tem segredo. Basta adicionar todas as pessoas no Skype, criar um novo grupo e chat e arrastar os contatos pra dentro dele. Pronto.

Trabalhar em grupo é sempre muito produtivo.


.Compartilhamento de tela

screen-share-1.jpg

Uma das ferramentas mais práticas quando se está trabalhando via Skype é ocompartilhamento de tela. Claro que você pode mandar os arquivos via Skype, o que é recomendado, mas você pode fazer algo ainda melhor, pode compartilhar sua tela, mostrar arquivos, imagens, textos, tudo o que estiver no seu computador, em tempo real, sem ter que transferir o arquivo. Basta você fazer uma chamada em vídeo e clicar no botão de compartilhar tela. Para isso você e a outra pessoa só precisam ter as versões mais recentes do Skype. E, claro, para estar sempre atualizado basta ir em Ajuda, na barra de menu e em seguida, Verificar Atualizações.


Existem muitas maneiras de usar Skype para ajudar você a produzir mais e estudar melhor. Descubra a sua e compartilhe com o blog. :)

0 bereianos:

Postar um comentário