por Gualter - gmcampata@yahoo.com.br

-Durante a infância, dê a seu filho tudo o que ele deseja, deste modo ele crescerá acreditando que o mundo deve tudo a ele.

Receita de Deus: (Provérbios 3.12) "Porque o Senhor repreende a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem".

 

-Quando ele falar palavrões ou contar piadas indecorosas ria, estimule. Ele vai se sentir engraçado e, no futuro terá atitudes que decepcionarão e embaraçarão você.

Receita de Deus: (Provérbios 15.28) "O coração do justo medita o que há de responder, mas a boca dos perversos transborda de maldades".

 

-Até seu filho atingir os 18 anos não o oriente sobre a vida espiritual. Espere até que ele chegue à maioridade e decida, por conta própria o caminho a seguir – se é que optará por algum.

Receita de Deus: (Provérbios 22.6) "Ensina a criança no caminho em que se deve andar e ainda quando for velho não se desviará dele".

 

-Evite usar a palavra "errado" pois pode desenvolver na criança um complexo de culpa e, na adolescência, condicioná-la a crer que, quando cometer algum deslize e outros reclamarem, tal ato será uma perseguição e que todos estão contra ela – Assim, você terá uma pessoa fraca e medrosa dentro de casa.

Receita de Deus: (Provérbios 13.24) "O que retém a vara, aborrece o seu filho, mas o que ama, cedo o indisciplina".

 

-Em casa faça tudo por ele: arrume seu quarto, guarde os seus sapatos e roupas jogadas. Se você agir assim, estará criando nele a tendência de jogar sobre os outros todas as suas responsabilidades.

Receita de Deus: (Provérbios 10.5) "O que ajunta no verão é filho entendido, mas o que dorme na sega é filho que envergonha".

 

-Não faça nenhuma triagem na literatura ou nos programas da TV. Deixe-o ler aquilo a que tiver acesso ou assistir a todos os programas que quiser. Talvez ele só consiga armazenar lixo em sua mente.

Receita de Deus: (Provérbios 4.23) "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fonte da vida".

 

-Briguem freqüentemente entre si na presença de seu filho – Desta maneira não ficará tão chocado se, quando ele vier a se casar, seu próprio lar for destruído.

Receita de Deus: (Provérbios 17.27,28) "Quem retém as palavras possui o conhecimento, e o sereno de espírito é homem de inteligência. Até o estulto, quando se cala é tido por sábio, e o que cerra os lábios por entendido".

 

-Dê ao seu filho todo dinheiro que ele pedir. Nunca o encoraje a lutar pelo seu próprio sustento. Porque ele tem que passar pelos momentos difíceis da vida pelos quais você passou? – A redoma pode tirar o valor real da vida.

Receita de Deus: (Provérbios 24.30) "Passei pelo campo do preguiçoso, e junto à vinha do homem, falto de entendimento".

 

-Satisfaça todos os caprichos de conforto, comida e bebida que tiver. Providencie meios para que ele sacie seus desejos sexuais. A negação pode provocar uma frustração prejudicial – E uma irrealidade de vida.

Receita de Deus: (Provérbios 29.15) "A vara e a disciplina dão sabedorias, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a mãe".

 

-Defenda sempre o seu filho, mesmo quando ele estiver errado. Faça isso na frente do professor, do vizinho, dos parentes, da policia... – E ele nunca assumirá nada na vida.

Receita de Deus: (Provérbios 28.4) "Os que desamparam a lei, louvam o perverso, mas os que guardam a lei, se indignam contra ele".