tem presidente + pop?

01/04/2009 - 17h03

Obama presenteia rainha Elizabeth 2ª com iPod personalizado


da Folha Online
da Associated Press

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deu um iPod personalizado de presente à rainha Elizabeth 2ª, da Inglaterra, de 82 anos, no encontro que aconteceu nesta quarta-feira, no Palácio de Buckingham, em Londres. Obama e sua mulher, Michelle, foram os primeiros a chegar à recepção que a rainha ofereceu aos líderes do G20.

Reuters
O presidente Obama, a rainha Elizabeth, a primeira-dama Michelle e o príncipe Philip durante o seu encontro no Palácio de Buckingham

O presidente Obama, a rainha Elizabeth, a primeira-dama Michelle e o príncipe Philip durante o seu encontro no Palácio de Buckingham

No iPod que Obama deu à rainha havia uma filmagem da visita que ela fez a Washington e à Virgínia, em 2007. Este é o segundo iPod de Elizabeth, que havia adquirido um modelo nano, com 6 Gbytes, em 2006. Obama também entregou à monarca um raro livro de partituras do compositor Richard Rodgers.

Em retribuição, a rainha e o marido, príncipe Philip, deram aos Obamas porta-retratos deles mesmos.

Os presentes de Obama já tinham causado polêmica no Reino Unido quando, mês passado, o americano entregou ao primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, uma coleção de DVDs com 25 filmes clássicos americanos, o que foi considerado ofensivo pela mídia britânica. Na época, Brown deu a Obama um porta-canetas feito com a madeira de um barco britânico cujo gêmeo foi desmontado e utilizado na construção do Salão Oval da Casa Branca.

Recepção

Depois de receber os Obamas, o casal real recebeu os demais líderes do G20 --incluindo o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva-- em um dos cômodos do palácio onde foram servidos champanhe, canapés de frango com abobrinha e foie gras, entre outros itens. Na recepção, o príncipe Charles, que esteve no Brasil em março passado com a mulher, Camila, conversou com o presidente brasileiro.

"Foi uma visita maravilhosa. Sua Majestade é ótima", disse Obama aos repórteres conforme deixava o palácio, ao lado da mulher.

Os líderes do G20 participam na noite desta quarta-feira de um jantar oficial. No menu estão salmão escocês cozido com legumes e queijo de cabra. Sarkozy, que ameaçou sair do G20, foi o último a chegar ao jantar.