11/02/2009 - 20:06 por Redação

Prefeitura fecha Gospel TV

Prédio de emissora da Igreja Renascer funcionava próximo ao templo que desabou sem alvará e demais documentos.

A Igreja Apostólica Renascer em Cristo, cujo templo-sede desabou no último dia 18 de janeiro, acaba de passar por mais um revés. A Subprefeitura da Sé interditou nesta terça-feira a sede da emissora de TV Rede Gospel, que pertence à Fundação Evangélica Trindade, administrada pela denominação. O imóvel, situado no número 1.410 da Avenida Lins de Vasconcelos, no Cambuci, zona sul de São Paulo – a poucos metros do templo cujo teto caiu, matando nove pessoas e ferindo mais de cem –, foi lacrado em vistoria feita por técnicos do órgão.
Há dez dias, o local foi multado em R$ 9 mil por não entregar a documentação exigida pela administração municipal, como o alvará. Na nova fiscalização, nesta terça, segundo a assessoria da Subprefeitura, os documentos novamente não foram entregues e as instalações da emissora foram interditadas.  Segundo o advogado José Fernando Cedeño de Barros, interventor judicial da Rede Gospel, o imóvel não tem saída de emergência. "Trata-se de uma verdadeira tumba", diz.



A Renascer divulgou nota afirmando que trabalha atualmente para terminar obras no local e regularizar o imóvel. A igreja informou ainda que a emissora permanece no ar, veiculando material gravado e transmitindo cultos e as mensagens enviadas dos Estados Unidos pelos líderes Estevam e Sonia Hernandes a partir de uma unidade móvel de transmissão instalada num caminhão.



Três imóveis residenciais situados ao lado do templo-sede, e que foram interditados enquanto durou a demolição do que restou do prédio, foram liberados ontem. Mas um dos vizinhos da igreja não está nada satisfeito. O representante comercial Marassoré Roberto Morególa, de 67 anos, ainda não pôde voltar para casa, pois com o desabamento do teto do templo, a laje do imóvel ficou comprometida. Ele e a mulher estão morando em um hotel desde o dia da tragédia e ficou sabendo que a Renascer não pretende pagar pelos danos causados em sua propriedade. "Eu já esperava. Vão deixar a conta para Jesus pagar", ironizou. O proprietário disse que já acionou advogados para exigir juridicamente o que considera seu direito.