Undergoogle - Tudo sobre Google!

Newsletter Undergoogle

Link to Undergoogle - Tudo sobre Google!

Sobre o Google Search Masters 2008

Posted: 28 Sep 2008 07:11 PM PDT

Na última quarta-feira(24), o Google realizou no Brasil: O Google Search Masters, mais um evento gratuito, desta vez voltado para Webmasters. O evento contou com aproximadamente 600 pessoas que puderam conferir palestras e fazer perguntas para Googlers responsáveis por Busca, Ferramentas para Webmasters, Google Custom Search e Google Search Apliance.

Fernando Kanarski - Alexandre Hohagen - Felix Ximenes

Fernando Kanarski - Alexandre Hohagen - Felix Ximenes

Conversa com Adam Lasnik

Durante o Evento, com a ajuda da Marina (Agência Ideal - Assessoria do Google Brasil) e George Guimarães (Pagestacker) consegui conversar com Adam Lasnik, que é Search Evangelist no Google há 2 anos e meio e falou de sua impressão sobre a Web no Brasil e de dicas que podem ser úteis para Webmasters e interessados em otimizar seu conteúdo para a Busca Universal.

Adam falou de sua frustração com a Web no Brasil, já que ao buscar por hotéis e informações do país encontrou muitos sites em Flash e sem integração com ferramentas Google, como o Google Maps. Ele enfatizou a importância da utilização do Google Local Bussiness e da diferença que a adição do endereço do estabelecimento no rodapé do site pode ajudar na indexação e, muitas vezes, localização no Google Maps.

Discutimos sobre o mercado de Web no Brasil, que ainda é relativamente mau qualificado, deixando muito a desejar quanto a preocupação com mecanismos de busca que Webmaster de outros países têm. Adam destacou que Webmasters precisam realmente utilizar o Google Webmaster Tools e devem ficar atentos à ferramenta de Palavras-chave, fornecida no Webmasters Tools, que pode ajudar a criar novas oportunidades de conteúdo para os sites.

Também falamos da Busca Universal e a importância da otimização de conteúdo para que resultados provenientes de compartilhadores de Vídeos e fotos, além de Sites de notícias e blogs apareçam nos resultados da busca universal. Para tal, a dica foi clara: Empresas precisam acordar e disponibilizar mais vídeos (mesmo que institucionais) em compartilhadores de Vídeos. Elas também devem cuidar do Título, Descrição e categorias da mesma forma que cuidam de suas Meta Tags.

O Evento

O evento foi ótimo para reencontrar amigos e conhecer vários leitores, além dos Googlers. Talvez o que mais tenha deixado a desejar foi o público que não soube tirar proveito do tempo para perguntas. Os Googlers estavam em palco e nos corredores para tirarem dúvidas e receberem sugestões, foram poucos os que tiraram proveito da oportunidade. Acredito que em 2009 mais eventos como este ocorrerão, enfatizando a atenção que o Google têm com os Webmasters brasileiros.

Antes do evento, criei um grupo para reunir os participantes. Parece que o pessoal se empolgou e pretende manter o Grupo para falar de Buscas e eventos sobre o Google,  então, pedi ajuda da Patricia Müller e vamos tentar levar o grupo para frente. Se você estiver interessado, pode visitá-lo em http://groups.google.com.br/group/google-search-masters-brasil e pode solicitar sua inscrição.

Talvez você esteja interessado em:



Celulares e Smarthphones[bb] | Livros sobre Google[bb] | Monitores[bb] | Câmera Digital[bb]

Posts Relacionados: