segunda-feira, 7 de julho de 2008

Fala Pastor - Buscando a glória de Deus

 
 
Buscando a glória de Deus

Êxodo 33:1

 
Um dos piores sentimentos que alguém pode carregar é a idéia de ter estragado tudo, você recebe algo de Deus e com uma atitude, decisão ou palavra, destrói tudo. Prejudicando não só a si mesmo, mas a família, os amigos que estão a seu redor.
Ai vem o pensamento de culpa, de acusação, não consegue seguir a vida como se nada tivesse acontecido, e uma frase todos os dias martela na cabeça, dizendo:
- Eu poderia ter feito diferente.
Ai vem àquela confusão na sua mente e você começa a perder o foco, vem a depressão e o desespero.
Alem do espírito de auto comiseração, parece que Deus não te escuta você tenta se levantar e ir adiante, mas parece que não há mudança.
 
Nessa hora somente a Glória de Deus pode te levantar.
 
Êxodo 33:1
 
Moisés sai com o povo do Egito debaixo de uma promessa, tudo de bom numa terra prometida, e o papel do povo era somente obedecer a Deus, fazer tudo certo. Mas com uma atitude eles conseguiram estragar tudo.
 
Porque sempre algo tem que dar errado?
O povo fez um bezerro de ouro para adorar.
 
Podemos ver isso acontecendo nos dias de hoje, infelizmente, a ansiedade, a vontade de acertar, o desejo de direção fazem muitos tomar uma atitude errada.
É quando as coisas vão bem, você serve a Deus, tem uma aliança com Ele, mas escorrega, troca tudo o que tem com Deus. Você troca a presença de Deus por um prazer ou satisfação momentânea.
 
Êxodo 33:1-4
"DISSE mais o SENHOR a Moisés: Vai, sobe daqui, tu e o povo que fizeste subir da terra do Egito, à terra que jurei a Abraão, a Isaque, e a Jacó, dizendo: À tua descendência a darei.
E enviarei um anjo adiante de ti, e lançarei fora os cananeus, e os amorreus, e os heteus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus, a uma terra que mana leite e mel; porque eu não subirei no meio de ti, porquanto és povo de dura cerviz, para que te não consuma eu no caminho.
E, ouvindo o povo esta má notícia, pranteou-se e ninguém pôs sobre si os seus atavios."
 
Deus não consegue ter outra atitude com o povo, Ele se mostra triste, pois o povo não tinha motivo para festejar nada. Porque para onde iremos se o Senhor não estiver conosco?
 
Êxodo 33:5-11
"Porquanto o SENHOR tinha dito a Moisés: Dize aos filhos de Israel: És povo de dura cerviz; se por um momento subir no meio de ti, te consumirei; porém agora tira os teus atavios, para que eu saiba o que te hei de fazer.
Então os filhos de Israel se despojaram dos seus atavios, ao pé do monte Horebe.
E tomou Moisés a tenda, e a estendeu para si fora do arraial, desviada longe do arraial, e chamou-lhe a tenda da congregação. E aconteceu que todo aquele que buscava o SENHOR saía à tenda da congregação, que estava fora do arraial.
E acontecia que, saindo Moisés à tenda, todo o povo se levantava, e cada um ficava em pé à porta da sua tenda; e olhava para Moisés pelas costas, até ele entrar na tenda.
E sucedia que, entrando Moisés na tenda, descia a coluna de nuvem, e punha-se à porta da tenda; e o SENHOR falava com Moisés.
E, vendo todo o povo a coluna de nuvem que estava à porta da tenda, todo o povo se levantava e cada um, à porta da sua tenda, adorava.
E falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois tornava-se ao arraial; mas o seu servidor, o jovem Josué, filho de Num, nunca se apartava do meio da tenda."
 
Agora era hora de buscar a Deus e Moisés sabia disso. Ele fez uma tenda da congregação longe do povo para orar e pedir direção para Deus.
Existem momentos que não adianta correr, chorar, ou se lamentar, tem hora que precisamos somente da "Tenda". Precisamos nos retirar e buscar a Deus, buscar o altar do Senhor.
Fomos chamados para te uma vida com Deus e todo o sucesso que eu quero ter em qualquer área da minha vida, vai depender de quanto eu estou recebendo de Deus.
Temos que prosseguir não importa o que acontecer, o que Deus determinar, vai se cumprir. Precisamos marchar.
Não importa o que estamos sentindo, se estamos fracos, deprimidos, desaminados ou frustrados, devemos continuar. Deus não te chamou para voltar para o Egito, Ele te chamou para continuar a vencer.
 
Moisés entendeu que sem a presença de Deus tudo ia dar errado: 
Êxodo 33:12-16
"E Moisés disse ao SENHOR: Eis que tu me dizes: Faze subir a este povo, porém não me fazes saber a quem hás de enviar comigo; e tu disseste: Conheço-te por teu nome, também achaste graça aos meus olhos.
Agora, pois, se tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que me faças saber o teu caminho, e conhecer-te-ei, para que ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é o teu povo.
Disse pois: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar.
Então lhe disse: Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui.
Como, pois, se saberá agora que tenho achado graça aos teus olhos, eu e o teu povo?Acaso não é por andares tu conosco, de modo a sermos separados, eu e o teu povo, de todos os povos que há sobre a face da terra?"
 
Moisés ora ousadamente a Deus e obtém a resposta do Senhor. Porque Moisés fez essa afirmação?
Ele fez porque sabia os benefícios da presença de Deus. Ele sabia que a garantia da vitória estava com a presença de Deus.
 
Se a presença de Deus estiver em nós, não importa o que vem pela frente, seremos vencedores.
Quando estamos na presença de Deus, oportunidades aparecem de onde a nossos olhos seria impossível, vemos milagres. Você não precisa correr atrás de nada, mas tudo corre atrás de você.
É porque a presença de Deus está em nós é que conseguimos falar de Jesus, somos usados por Ele para levar o Evangelho.
A presença de Deus era evidente na vida de grandes homens usados por Deus:
- Abraão – Gênesis 21:22
- Josué – Josué 1:5-6
- Gideão – Juizes 6:12-14
- Jeremias – Jeremias 15:20
 
Porém há uma condição para se obter e se manter na presença de Deus:
II Crônicas 14:11-12
"E Asa clamou ao SENHOR seu Deus, e disse: SENHOR, nada para ti é ajudar, quer o poderoso quer o de nenhuma força; ajuda-nos, pois, SENHOR nosso Deus, porque em ti confiamos, e no teu nome viemos contra esta multidão. SENHOR, tu és nosso Deus, não prevaleça contra ti o homem.
E o SENHOR feriu os etíopes diante de Asa e diante de Judá; e os etíopes fugiram."
 
O Rei Asa conduziu o povo numa batalha e obteve vitória contra 1 milhão de soldados. Seu exército era mais fraco, mas porque ele queria a presença de Deus, ele se humilha.
Se humilhe diante de Deus e você verá o milagre. Muitos perdem a presença de Deus, pois deixam de buscar a Sua face, não chamam por Ele, não oram.
Precisamos aprender a manter a presença de Deus na nossa vida, estar com Deus, permanecer com Ele, não deixar de buscá-lo.
Entre tudo que você deve se preocupar na Terra, a sua prioridade é manter a presença de Deus.
Vemos em I Samuel 2:30, que Eli é o sumo sacerdote, porém cometeu muitos pecados e é exortado por Deus. O Senhor havia feito uma promessa, mas os pecados de Eli o afastaram da presença Dele.
 
A presença de Deus vai com o povo, mas Moisés continua a orar.
Porque Moisés clama pela Glória de Deus?
Nós precisamos ser santificados, era a esperança de Moisés e do povo ser santificados.
 
Quando você se prosta diante do altar e a Glória de Deus te alcança, você nunca mais será o mesmo, não conseguirá pecar como antes, pois você será santificado pela Glória de Deus.
 
A revelação da Glória de Deus está em Jesus Cristo. Quando você encontrar com Jesus, tiver uma revelação Dele, você verá a glória de Deus.
 
Muitas pessoas têm a presença de Deus, mas não conhecem a glória Dele. Queira e deseje ter todos os benefícios da Sua presença, mas queira e busque também a Sua glória. Seja santificado por ela!
 
Deus abençoe
 
Ap. Rina
 

Igreja Evangélica Bola de Neve
Rua Turiassu, 734 Perdizes / São Paulo – SP
Cultos: Domingo 10h, 16h30 (tradução em Libras) e 19h30/ Quinta-feira 20h30 e Sábado 20h
Para saber os horários de cultos na sua cidade acesse o site:
www.boladeneve.com

0 bereianos:

Postar um comentário