Um púlpito para as crianças


Amada por uns e desprezada por outros, a Escola Bíblica Dominical ainda hoje é motivo de debates. Poucos, porém, sabem de sua importância

"Três palavrinhas só, eu aprendi de cor. Deus é amor. Lá, lá, lá, lá, lá... outra vez!" Quem não se lembra desse corinho ensinado na Escola Dominical na classe infantil? Aqueles que, quando crianças, freqüentavam a escola Bíblica Dominical (EBD), certamente aprenderam e se lembram dessa cantiga até hoje. Pequena, simples e de fácil aprendizagem, ninguém jamais esqueceu dela, principalmente das três palavrinhas: "Deus é amor".


Assim como essa canção, muitas outras foram e são ensinadas na Escola Bíblica Dominical. Sem contar as historinhas bíblicas, como a de Daniel na cova dos leões, o rei Davi, a criação do mundo, entre outras que ensinam e despertam as atenções do pequeno aluno a respeito da Palavra de Deus.

Em seu texto "Escola Bíblica Dominical: Bênção de Deus, responsabilidade nossa", Josivaldo de França Pereira, pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) em Santo André (São Paulo), esclarece que a Escola Bíblica Dominical foi fundada na Inglaterra pelo jornalista evangélico Robert Raikes, em 1780. Segundo ele, a Escola Dominical foi uma criação que deu certo, pois os primeiros missionários que aqui chegaram procuraram organizá-la imediatamente. Josivaldo ainda conta que em 19 de agosto de 1855, o casal Robert e Sarah P. Kalley fundaram a primeira Escola Dominical no Brasil.

O sábio Salomão escreveu no livro de Provérbios, capítulo 22, verso 6, o seguinte ensinamento: "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele." Muitos professores de Escola Dominical usam esse versículo como chave para ressaltar a importância de ensinar aos pequeninos desde cedo os caminhos do Senhor. Entretanto, uma pergunta paira no ar: Para que serve realmente a EBD? Qual a sua importância para a vida de uma criança?

José Altair Freitas Barroso, pastor e diretor da Aliança Pró-Evangelização das Crianças (APEC) ressalta a importância da Escola Bíblica Dominical para os pequeninos. "Temos por certo que aquilo que for alcançado enquanto a criança estiver em formação, isto é, na infância, jamais será esquecido, principalmente se o ensino descer ao coração". José Altair diz isso porque, segundo ele, "a personalidade e caráter serão diferentes quando adultos, e as atitudes serão de um verdadeiro filho de Deus. Os ensinamentos levarão a criança a adquirir sensibilidade espiritual para que seja dirigida e guiada pelo Espírito Santo em todos os seus projetos". A APEC é uma missão internacional e interdenominacional, que coopera com as igrejas evangélicas em alcançar crianças para Cristo. O objetivo principal é evangelizar crianças, discipulá-las e integrá-las numa igreja. Foi fundada em 1937, em Chicago, Estados Unidos, pelo reverendo Jesse Irwin Overholtzer. Aqui no Brasil a APEC está estabelecida desde de 1941. O Brasil foi o segundo país a ter este ministério que já está em mais de 150 países do mundo.

Métodos
Não há como negar que, em se tratando de crianças, o ensino para elas deve ser algo que desperte interesse e aumente o desejo de participação. Nesse aspecto, o pastor José Altair acrescenta: "O que faz a diferença e torna atrativo a Escola Dominical, é como a lição bíblica é passada, com preparo e criatividade". José Altair ainda aborda dois aspectos importantes para a realização da EBD: "A EBD precisa ter uma visão moderna e espontânea. Moderna porque o ensino precisa de planejamento, objetivo, métodos e técnicas, materiais didáticos e incentivo, comunicação e disciplina. Espontaneidade, pois tem grande importância no desenvolvimento das aulas. Por meio dela as aulas ganham um clima descontraído e dinâmico, abrindo portas tanto da criança como do professor levando a mensagem a atingir as reais necessidades espirituais".

Espelho
O desejo de freqüentar a Escola Dominical deve partir em primeiro lugar dos pais. Isto é o que muitos professores afirmam, pois, de acordo com eles, como uma criança terá vontade de ir a EBD se os pais não dão exemplo? Antes de cobrar dos filhos, é imprescindível que os pais cobrem a si mesmos. A Palavra de Deus diz: "Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te." (Deuteronômio 6.6-7.)

Conselho
Há um ditado que diz: "Se conselho fosse bom, não dava, vendia". Mas nesse caso, receber um bom conselho de quem conhece e sabe do assunto custará bem menos no futuro, podendo prevenir grandes dores de cabeça. Cabe aqui o conselho do pastor Josivaldo. Ele diz: "A Escola Dominical é uma bênção de Deus, com características próprias, isto é, por mais que uma pessoa participe dos cultos e das atividades da semana de sua igreja, tem coisa que só será aprendida na Escola Dominical".

Ana Paula Costa
Da Redação Lagoinha.com
redacao@lagoinha.com

__._,_.___
.

__,_._,___