quarta-feira, 19 de março de 2008

SHOUTcast - Crie sua própria rádio na Internet

SHOUTcast  1.9.5 uma pequena descrição do SHOUTcast
 
Principal
baixar SHOUTcast
47 votos - opine
Downloads: 113.993 Tamanho: 267 KB
Licença: Entenda o que é cada licença de uso Gratuito Data: 16 de Junho de 2005
Desenvolvedor: Nullsoft SHOUTcast Veja mais programas desta empresa Sistema: Windows 98/Me/2000/XP/2003
Limitações: não possui Categoria: Transmissão de Áudio Veja programas semelhantes a este
Requerimentos: Última versão do Winamp instalado.
Tempo de Download estimado: 00:00:38 a 56 Kbpsalterar
Imperdível! Crie sua própria rádio na Internet via Winamp.

Utilizando o Winamp, um plugin e um servidor você pode ser capaz de se tornar um radialista virtual, criando uma rádio para ser o próprio interlocutor, tocando suas músicas ou pedidos das mesmas para seus amigos e parentes, podendo falar e fazer propagandas via microfone e muito mais.

A equipe Baixaki criou um pequeno tutorial que o auxiliará a criar sua rádio facilmente, o tutorial a seguir pode parecer complicado no começo, mas seguindo os passos a seguir você conseguirá criar sua rádio sem problemas!

Guia Passo-a-Passo

1. Baixando os arquivos necessários

Para que você crie a rádio você precisará da última versão do Winamp e também de 2 pequenos arquivos, o servidor (SHOUTcast Server), que pode ser baixado em "Clique aqui para BAIXAR" no início da página e um plugin para o Winamp, chamado de SHOUTcast DSP Plugin que deve ser pego aqui: Clique aqui.


2. Instalando e configurando o SHOUTcast Server

2.1 Instalando o SHOUTcast Server

Execute o arquivo do servidor e instale-o selecionando apenas a versão Server (GUI Version) e DNAS Config Files and Read-me, deixando DESMARCADA a opção Server (Console Version), em uma pasta à sua escolha.

2.2 Configurando o SHOUTcast Server

Agora vá para a pasta onde instalou o SHOUTcast Server e abra o arquivo sc_serv.exe, você abrirá o servidor, clique em Edit Config e um arquivo de texto em bloco de notas será aberto.

Utilizando a ferramenta de exploração CTRL + F, procure por MaxUser=32, este número corresponde ao máximo de usuários que sua rádio suportará, você pode editá-lo para quantas pessoas deseja, aconselhamos números de 5 a 10 usuários para conexões domésticas.(Exemplos: MaxUser=5 ou MaxUser=10)

Novamente utilizando CTRL + F, procure por Password=changeme, aqui você escolherá a senha que utilizará para conectar o plugin ao servidor de sua rádio, utilizaremos de exemplo a senha baixaki, portanto Password=baixaki .

Para finalizar a instalação do servidor SALVE as alterações feitas neste bloco de notas, feche-o e clique em Kill Server para desligar o server.



3. Instalando e Configurando o SHOUTcast DSP Plugin

3.1 Instalando o SHOUTcast DSP Plugin

O SHOUTcast DSP Plugin, que pode ser encontrado no item 1 deste pequeno tutorial, deve ser instalado com o Winamp DESLIGADO, execute o arquivo e instale na pasta do Winamp(o instalador reconhece automaticamente a pasta onde o Winamp está instalado) e finalize a instalação.

3.2 Configurando o SHOUTcast DSP Plugin

Inicialize o Winamp, aperte ALT + S(se este atalho não funcionar, clique com o segundo botão do mouse no player e vá para Options > Preferences). Agora olhe atentamente para o menu e procure por Plug-Ins em DSP/Effect, lá estará instalado o plugin Nullsoft SHOUTcast Source DSP, selecione ele e clique em Configure active plug-in.

Na janela do SHOUTcast Source teremos 4 abas, clique em Output (Saída). Deixe marcado Output 1, em Connection > Address coloque localhost e a porta (port) 8000 .
Agora lembre-se da senha (password) que você inseriu no servidor (no nosso exemplo: baixaki) e deixe selecionado Automatic Reconnection on Connection Failure.

Em YellowPages você pode disponibilizar ao Winamp de seus amigos a música e artista que está tocando em sua rádio deixando a opção Enable Titles Updates selecionada, em Description coloque o nome da sua rádio e em Genre (gênero) escolha o gênero da mesma.

A aba Encoder corresponde a qualidade de som que você emitirá aos seus ouvintes, aconselhamos utilizar o mínimo(24Kbps) para conseguir trabalhar com mais ouvintes sem causar buffers.

Finalmente a aba Input (entrada) permite que você utilize o microfone durante a transmissão, aconselhamos que apenas operadores que já tenham obtido o êxito na criação da rádio via Winamp utilizem essa opção, pois com o microfone funcionando o usuário precisa testar como utilizar o microfone e ao terminar de falar não comprometer o volume da música, logo para uma primeira vez é melhor deixar o Input Device como Winamp(Recommended), onde o microfone está desligado.



4. Fazendo sua rádio funcionar

Agora abra o servidor novamente e o Winamp (ative o plug-in, aparecendo a janela do SHOUTcast Source), em Output clique em Connect e se você fez todos passos corretamente sua rádio já estará no ar (atente para o relógio e o escrito Send bytes, se isto aparecer sua rádio está online).

Coloque algumas músicas na lista e veja seu endereço de IP (você pode vê-lo através deste website: Clique aqui). Com o endereço de IP tudo fica fácil, peça para que seus amigos abram o Winamp, cliquem em ADD > ADD URL e coloquem:

http://seunumerodeip:8000 (Não esqueça da porta! :8000)

Exemplo: http://200.000.000:8000

E está feito! Agora é só passar o endereço aos seus ouvintes e tocar suas músicas ou pedidos das mesmas a vontade.

Como desligar o servidor e o Plugin?

Para desligar o servidor, basta apenas abrí-lo e clicar em KILL SERVER, já o plugin, você deve entrar nas Preferências do Winamp (CTRL + P ou ALT + S) ir em Plug-Ins > DSP/Effect e selecionar NONE para que a janela do SHOUTcast Source feche.



baixar SHOUTcast



1. Aconselhamos usuários de modem dial-up não abrirem rádio para mais de duas pessoas, para não causar muito buffer durante as canções.
2. Usuários de banda larga também devem verificar quantos ouvintes suportam sem causar muito buffer (algo GERALMENTE em torno de 3 a 10 ouvintes em uma ADSL com UPLOAD de 300 Kb/s, com qualidade 24 Kb/s).


Antes de instalar o SHOUTcast você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.
Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.


0 bereianos:

Postar um comentário