Conheça melhor o Facebook e faça ele trabalhar a seu favor

PC World/EUA
12-02-2008

Rede social oferece mais recursos de proteção à privacidade e permite incorporar novas funções; aprenda a incrementar seu perfil.

facebook_150

Cansado de serviços como Orkut, Myspace ou LinkedIn? Não se preocupe. O Facebook surge como um ótimo site para conectar-se com amigos e contatos de negócios. Embora qualquer um possa participar, a aparência do serviço e seu controle de quem pode contactá-lo evitam que ele se torne um outro MySpace, com dados expostos demais.

Um de seus diferenciais é o fato de o serviço recentemente ter permitido a instalação de aplicações de terceiros, tornando-o um grande competidor também para Netvibes e outros sites personalizáveis.

Leia também:
> Facebook abre aplicações da rede social para uso em sites externos
> Google segue Facebook e cria plataforma aberta para redes sociais
> Usuários do Facebook está vulneráveis a roubo de identidade

Privacidade
Qualquer atividade online envolve um certo grau de risco. A questão é: quando os riscos superam os benefícios? Seu perfil no Facebook pode dizer muito sobre você, ou apenas um pouco. Na verdade, nada o impede de criar um perfil completamente fictício, usando para isso um e-mail – digamos – anônimo.

No entanto, esse tipo de conta é rara, pois os valores do Facebook se aplicam na sua habilidade de ajudá-lo a conectar-se com pessoas que você conhece.

Mesmo assim, o ideal é que você suprima informações como endereço, número de telefone e qualquer outro dado de cunho privado – a não ser que listar esses dados seja muito importante.

Outra coisa importante: não aceite as configurações básicas de segurança do serviço. Uma alternativa é permitir que seu perfil só por ser acessado por seus amigos. Isso impede que estranhos fiquem xeretando, por exemplo, as fotos de suas últimas férias.

Para fazer isso, clique na opção Privacy na barra de menu e, em seguida Profile. Escolha Only my Friends para que apenas seus amigos tenham acesso às suas informações. Quem ainda não é "seu" amigo verá apenas seu nome e foto, e pode enviar mensagens para convidá-lo a fazer parte de lista de contatos dele.

Para ampliar um pouco mais sua privacidade online dentro do serviço, bloqueie os não-amigos de visualizar características específicas em seu perfil ou de suas informações de contato – escolhendo a opção Only my Friends abaixo de cada tipo de contato que esteja listado em Profiles e nas seções de informações de contato.