07/09/2007 - 09h00
Aprenda a gravar vídeos da Internet

LILIAN FERREIRA
Do UOL Downloads

Com o boom de sites que hospedam vídeos na Internet, você com certeza já se deparou com um que gostaria de guardar —clipes de colecionadores, programas do arco da velha ou vídeos engraçados.

Aos poucos foram surgindo programas que gravam estes vídeos no seu computador. Páginas como o YouTube, o principal site de vídeos da atualidade, correram para impedir a gravação, mas os desenvolvedores conseguem burlar as limitações. Para você não ter de sofrer testando todos os softs, selecionamos alguns para você.

O VDownloader e os plug-ins do Firefox Fast Vídeo Download e Download Helper destacam-se pela facilidade de operação e por serem gratuitos.

Para salvar um vídeo no Vdownloader, basta adicionar a URL ao programa e escolher o formato do arquivo final: AVI (codecs xVid, MPEG, WMV), MP4, MPEG, MP3, 3GP, VCD, SVCD, DVD e FLV.

Já os add-on ficam "pendurados" no navegador e permitem a gravação dos vídeos com um clique em seus ícones. O DownloadHelper aceita mais de 200 sites inclusive o UOL Vídeos, já o Fast Vídeo Download grava também vídeos em flash embutidos em sites e blogs.

Outra opção bem fácil é o plug-in do Real Player 11. Toda vez que um filme roda na tela, uma caixa do programa aparece acima do vídeo disponibilizando o download.

Existem ainda programas como o TubeMe, voltado especificamente para o YouTube. A maioria destes programas segue a mesma lógica: você coloca a URL do vídeo e ele salva o arquivo. Os programas Downtube e Replay Media Catcher gravam só parte do vídeo.

Para assistir

Todos estes programas salvam no formato original dos vídeos, o flash (FLV). Para assistir vídeos em FLV você necessita de softs que reproduzam a extensão, como o próprio Real Player ou o FLV Player.

Há ainda duas opções pagas interessantes: o VideoGet e o Naevius. O primeiro —na versão teste com 20 downloads gratuitos— funciona de modo similar ao Vdownloader com a vantagem de permitir a escolha do tamanho do vídeo, taxa de som e de quadros, qualidade de imagem e de salvar em lotes. Grava em AVI, FLV, WMV, MPEG1 e MPEG 2, MP4, MP3 e ZVM.

Já o Naevius —uso gratuito por 21 dias— é um programa simples como o TubeMe, com a vantagem de gravar em AVI com codec DivX, diminuindo o tamanho do arquivo consideravelmente. Um mesmo vídeo que em AVI (com codec xVid) fica com 15 MB aproximadamente, fica com apenas 5 MB em AVI (DivX).

Se você quiser gravar os vídeos em um DVD comum (com capacidade de 4,7 GB) o melhor formato é o DivX, embora apenas os players mais novos consigam ler este formato. As extensões MPEG e AVI têm bom resultado de imagem e áudio, mas também não são compatíveis com todos os DVD players. Para não correr o risco, o melhor é gravar nos formatos básicos DVD e VCD. Para transformar os arquivos no melhor formato, você pode baixar conversores de vídeo como o DivX Converter, Easy Avi/DivX/Xvid to DVD Burner, MediaCoder e FFDShow Video Decoder.