Newsletter Undergoogle

Link to Undergoogle - Tudo sobre Google!

Orkut 2.0: Conheça o projeto Socialstream

Posted: 08 Jul 2007 09:06 PM CDT

Vi no Google Operating System um artigo mostrando o Socialstream, um projeto apoiado pela Google e desenvolvido na Carnegie Mellon University's e que promete reinventar a forma como as pessoas utilizam comunidades sociais.

Que o Orkut só é famoso por aqui e na Índia todos sabem, portanto entrar no mercado de relacionamentos nos Estados Unidos e integrar seus produtos, parece ser um grande desafio para a Google.

A intenção do projeto Socialstream não é só um redesenho do Orkut, mas sim uma nova forma de ver o relacionamento on-line, pregando o compartilhamento e centralização de informações entre usuários. Partindo deste princípio podemos concluir que o objetivo do projeto é integrar serviços já conhecidos e bem utilizados, como Blogger, Wordpress, Twitter, Flickr, Picasa Web, YouTube, MySpace, Friendster, Facebook e muitos outros serviços Web 2.0 em uma interface leve e simples, permitindo que os usuários possam produzir e compartilhar conteúdo em poucos segundos.

Mesmo parecendo ser algo revolucionário, já vi algo parecido como o eterno pré-lançamento da Microsoft chamado Wallop e como um serviço bacana chamado Wasabi.

Se confirmado e levado a frente, o projeto pode abrir caminho para um novo Orkut, mais maduro, inteligente e que pode fazer sucesso nos Estados Unidos, público alvo para produtos da Google. Interesse em incrementar a rede de relacionamento a Google vêm mostrando, exemplo disso é a integração de RSS ao perfil dos usuários.

Veja abaixo um vídeo demonstrativo do Socialstream. Na interface de demonstração do projeto podemos encontrar uma sidebar do Google Talk, vestígios do Google Maps, opção de postar fotos diretamente no Blogger ou outros serviços, além de lugar para compartilhar feeds, comentários e contatos.