OTÍCIAS GESTÃO 06/03/2013

4 erros que afastam os investidores de uma startup

Nicolas Gautier, diretor da Mountain do Brasil, aponta quais são os erros que impedem os empreendedores brasileiros de captar recursos

Por Daniela Moreira
 Shutterstock

Encontrar um investidor para viabilizar a execução ou o crescimento de sua startup é a meta de quase todo empreendedor. Mas esta não é uma tarefa simples. Das 305 startups que buscaram investimento com a incubadora Mountain do Brasil em 2012, apenas três conseguiram. E por que essa taxa alta de rejeição?

Porque muitas das startups que procuram investidores ainda não estão preparadas para isso. Muitas tentam atropelar os estágios e ir direto para esta etapa, mas esquecem que a concorrência está cada vez maior e os investidores, mais criteriosos. 

Nicolas Gautier, diretor da Mountain do Brasil, aponta quais são os problemas mais comuns que impedem startups brasileiras de conseguir o desejado aporte: 


Time despreparado 
A falta de um time preparado é um problema constante. O investidor pode até se interessar pelo modelo de negócio proposto, mas não vai aplicar o seu dinheiro se a equipe da startup não lhe passar confiança. De acordo com Gautier, 90% dos empreendedores que ele conheceu em 2012 não tinham experiência na área em que queriam atuar. 

Falta de inovação 
Não faz sentido investir em startup que oferece um serviço que já existe por uma ou mais empresas. "Fica ainda pior se essas concorrentes já estiverem no mercado há mais tempo. Oferecer um serviço inovador no mercado é o maior diferencial que essas empresas podem ter", afirma o diretor. 

Mercado restrito 
Startups que apresentam um serviço ao alcance de um grande número de pessoas são mais atraentes para os investidores do que aquelas que trabalham para nichos específicos. É importante que a startup apresente potencial de crescimento de mercado e ampliação de público-alvo. 

Prazo de retorno longo 
O investidor quer ter lucro, de preferência sem precisar esperar muito tempo. Por isso, o plano de negócios da empresa deve apresentar metas, que apontem datas aproximadas para o retorno do investimento.