"Então Herodes, chamando secretamente os magos, inquiriu exatamente deles acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera."
Mateus 2:7
Herodes chama os magos que estão em busca do menino Jesus para uma conversa em particular. O interesse de Herodes nessa conversa é saber "exatamente deles acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera".
Foi essa conversa de Herodes com os magos que fez com que ele tomasse a decisão de "matar todos os meninos de Belém e de todos os seus arredores, de dois anos para baixo, conforme o tempo do qual com precisão se informara dos magos" (Mateus 2:16).
O governante não determinou a idade (dois anos para baixo) para o massacre das crianças sem motivos. Ele havia apurado com os magos qual idade deveria ter Jesus naqueles dias. Provavelmente quando Herodes descobriu que o Messias já estava entre eles, o menino Jesus já tinha aproximadamente dois anos de idade.
Herodes é rei, e todas as noticias chegam a um rei de forma muito rápida. Mas essa chegou tarde, e ele não é o único a desconhecer que Jesus já havia descido à Terra mesmo depois de quase dois anos. Os príncipes dos sacerdotes e os escribas também não sabiam desse fato. (Mateus 2:4).
Rei, príncipe dos sacerdotes e escribas são as pessoas mais importantes e sábias da época, porém Deus não revelou sua maior dádiva a nenhum deles.
Mas a quem Deus revela tamanha boa nova em "primeira mão"?
Os escolhidos são magos e pastores, ou seja, os mais simples e desprezados naquele contexto. Os pastores representam os simples, e os magos, por serem estrangeiros, representam os desprezados.
Deus trata seus mistérios até hoje da mesma forma. Jesus disse: "Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, assim foi do teu agrado" (Lucas 10:21).
Certamente você não é rei, nem príncipe dos sacerdotes, muitos menos escriba. Você é um pequenino: um pequenino privilegiado que tem a revelação de que Jesus está entre nós.
Feliz Natal!
__________
Alan Corrêa é líder jovens na Igreja Batista Nacional, em São Bernardo (SP) e aluno do 3° ano de teologia pela faculdade FABC
Este artigo foi postado por ultimatojovem em 22 de dezembro de 2011 às 11:34, e está arquivado em Textos. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode deixar uma resposta ou fazer um trackback do seu próprio site. |
0 Comentários