45 dicas para criar uma ótima logomarca
Estou criando uma logo para uma amiga e, para começar, estive procurando dicas, tutoriais e inspiração para isso.
Durante minhas idas e vindas encontrei essa lista com 45 dicas para se criar uma ótima logo, resolvi traduzí-la para que eu a memorizasse e contribuísse com o pessoal que tem problemas com o idioma.
Segue então: 45 dicas para criar uma ótima logomarca
- Não use mais de 3 cores.
- Se livre de tudo além do necessário.
- A tipografia deve ser fácil o suficiente para que a sua avó consiga ler.
- A logo deve ser reconhecível.
- Crie um layout ou forma única para a logo.
- Ignore completamente o que a sua esposa ou seus familiares pensam sobre o design.
- Confirme que a logo"chama a atenção" de mais de 3 pessoas.
- Não combine elementos de outras logos populares e chame o seu trabalho de original.
- Não use cliparts sob circunstância alguma.
- A logo deve ficar boa em preto e branco.
- A logo deve ser reconhecível quando invertida.
- A logo deve ser reconhecível quando redimensionada.
- Se a logo conter um ícone ou um símbolo, juntamente de um texto, coloque cada um de forma que eles complemente um ao outro.
- Evite seguir "a última tendência em logo design". Faça a sua logo durar gerações.
- Não use efeitos especiais, como por exemplo: gradientes, sombras, reflexos etc.
- Encaixe a logo em um layout quadrado, se possível, evite layouts obscuros.
- Evite detalhes intrincados.
- Considere os diferentes tipos de uso que a logo terá.
- Evoque sentimentos de ser forte e confiante, nunca fraco e sem graça.
- Entenda que você não criará uma logo perfeita.
- Use linhas retas ou curvilíneas de acordo com o tipo de negócios do cliente.
- A logo deve ter alguma ligação com o que ela está representando.
- Uma foto não faz uma logo.
- Você deve surpreender seus clientes com uma apresentação.
- Não use mais que duas fontes.
- Cada elemento da logo deve estar alinhado, não importando em qual direção.
- A logo deve parecer sólida, sem elementos "sobrando".
- Pense em quem irá ver a logo antes de pensar em idéias para ela.
- Sempre priorize a funcionalidade à inovação.
- Se o nome da marca tem pregnância, o nome da marca deve ser a logo.
- A logo deve ser reconhecível quando for vista através de um espelho.
- Mesmo grandes empresas precisam de logos pequenas.
- Todos devem gostar do design da logo, não apenas quem for da mesma esfera de negócios dela.
- Crie variações. Quanto mais variações, maior a chance que você terá para que ela fique legal.
- A logo deve ser consistente mesmo em diferentes plataformas.
- A logo deve ser fácil de ser descrita.
- Não use chamadas na log. (traduzida pelo @canha)
- Use lápis e papel para esboçar suas idéias.
- Mantenha o design simples.
- Não use símbolos que já foram utilizados milhares de vezes antes.
- A logo não deve chamar a atenção.
- Deve ser honesta na sua representação.
- A logo deve possuir ume equilíbrio visual.
- Evite cores muito claras, escuras ou neutras.
- A logo não deve quebrar nenhuma das regras acima.
Lembrando novamente que a lista não é de minha autoria, eu apenas a traduzi daqui: 45 Rules for Creating a Great Logo Design.
obs: não vou entrar no mérito de discutir nomenclatura: logo, logotipo, logomarca ou logowhatever.
0 Comentários