Micro-blogging

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Micro-blogging é uma forma de publicação de blog que permite aos usuários que façam atualizações breves de texto (geralmente com menos de 200 caracteres) e publicá-las para que sejam vistas publicamente ou apenas por um grupo restrito escolhido pelo usuário. Estes textos podem ser enviados por uma diversidade de meios tais como SMS, mensageiro instantâneo, e-mail, mp3 ou pela web.

O serviço de micro-blogging mais popular chama-se Twitter lançado em 2006 e venceu o Web Award na categoria blog no South by Southwest Conference 2007 em Austin, Texas.[1]. No entando, recentemente muitos novos serviços com a mesma finalidade foram lançados, tais como o Pownce, que une micro-blogging e compartilhamento de arquivos. Também há serviços de micro-blogging locais voltados para determinadas nacionalidades, tais como o Frazer na França e na Alemanha, PlayTalk na Coréia do Sul, Fanfou na China e o TeLog[2] utilizado no Brasil.

As populares redes sociais Facebook e MySpace também possuem recursos de micro-blogging, chamados "status update" (atualização do status).

[editar] Ver também

[editar] Referências