STF abre inquérito para investigar filha de fundadores da Renascer



Objetivo é apurar se Fernanda Hernandes teria sido funcionária fantasma de Bispo Gê.
 
O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), abriu inquérito para investigar se Fernanda Hernandes Rasmussen, filha dos fundadores da Igreja Renascer em Cristo, Sônia e Estevam Hernandes, foi funcionária "fantasma" da Assembléia Legislativa de São Paulo.

O inquérito foi aberto na segunda-feira (15) e vai apurar se Fernanda e o marido, Douglas Rasmussen, teriam sido funcionários "fantasmas" do gabinete do ex-deputado estadual Geraldo Tenuta (DEM), conhecido como Bispo Ge, quando ele estava na Assembléia, entre 2003 e 2006.

As investigações foram iniciadas pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP) e foram enviadas para o STF em maio porque o Bispo Gê assumiu uma vaga na Câmara dos Deputados como suplente. O inquérito deve ser devolvido para a Justiça de São Paulo, já que ele não é mais deputado federal.

Segundo denúncias realizadas em fevereiro pelo MP-SP, o bispo teria contratado cinco parentes do casal Hernandes para exercerem cargos na Assembléia Legislativa de São Paulo. Entre eles, a filha do casal e o marido dela.

Na época, o MP informou que Fernanda havia sido assistente do deputado entre fevereiro de 2005 e setembro de 2006. Pelo cargo, Fernanda recebeu salário-base de R$ 5.754,78, sem contar as gratificações. Já o marido dela, ficou na folha de pagamento do gabinete do pastor com salário de R$ 7.412,93. Apesar dos salários, assistentes afirmaram, na época das denúncias do MP, que o casal nunca teve atuação profissional ligada ao deputado e que eles jamais apareceram na Assembléia.

Em nota, Bispo Gê diz que ficou sabendo das acusações pela imprensa e que seus advogados tentarão ter acesso aos autos nesta semana. Ele nega as acusações e garante que os investigados trabalharam muito durante a sua legislatura na Assembléia.

Ele afirma que responderá com tranquilidade às investigações e aguardará confiante as decisões judiciais. E denuncia que existe uma 'perseguição' à Igreja Renascer em Cristo, segundo ele tentando atingir seus milhares de fiéis, além dos líderes da Igreja Renascer, o Apóstolo Estevam Hernandes, sua esposa, a Bispa Sonia, e os filhos do casal.

Leia abaixo a íntegra da nota:

"Nota Oficial Bispo Gê (ex-deputado Geraldo Tenuta) Igreja Renascer em Cristo

Sobre decisão do Ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal

Sobre o noticiário do Supremo Tribunal Federal, STF, que informa a determinação de abertura de inquérito para investigar irregularidades que supostamente teriam sido cometidas pelo ex-deputado estadual Geraldo Tenuta Filho, o Bispo Gê, Bispo primaz da Igreja Renascer em Cristo, informamos:

Especificamente com relação a detalhes do processo, não há comentário direto a ser feito, uma vez que os interessados acabam de saber, pela imprensa, da decisão do Ministro Celso de Mello. Os advogados buscarão, ainda esta semana, ter acesso aos autos.

De antemão, contudo, o ex-deputado Geraldo Tenuta, o Bispo Gê, nega mais uma vez enfaticamente qualquer irregularidade nas contratações citadas, uma vez que todos trabalharam, sim, e muito, nas várias regiões da Capital – nas ruas, onde está o povo, e durante toda a legislatura em que ele atuou na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Trabalharam não nas salas refrigeradas do Palácio Nove de Julho, onde queriam unicamente encontrá-los. No momento certo, e quando instado pelas autoridades competentes, esses fatos serão facilmente comprovados.

O ex-deputado Bispo Gê responderá com tranquilidade às investigações e aguardará confiante as decisões judiciais. Não deixa, no entanto, de aproveitar para ressaltar e denunciar que está havendo uma forte perseguição à Igreja Renascer em Cristo, buscando associar qualquer fato de forma alarmista e de modo a atingir seus milhares de fiéis, com informações parciais, suposições absurdas e , ainda, sempre buscando atingir os líderes máximos da Igreja Renascer, o Apóstolo Estevam Hernandes, sua esposa, a Bispa Sonia, e os filhos do casal.

Os milhares e milhões de fiéis não só da Renascer, mas de todas as igrejas evangélicas de todo o país, em constante crescimento e união, estão bastante atentos a este clima que se pretende criar. Igreja Apostólica Renascer em Cristo

São Paulo, 18 de outubro de 2007"

Fonte: G1 - Gospel+