::.Que tipo de freak você é?
Por Lúcio Barreto Jr

Como o crescente furor internacional sobre 12 caricaturas dinamarquesas demonstra, muitos muçulmanos no mundo islâmico estão defendendo a sua fé. São os famosos "Maomé Freaks", Loucos por Maomé.

Tudo isto está acontecendo porque a quatro meses atrás, um jornal dinamarquês publicou charges que mostravam Maomé com variados graus de irreverência, incluindo uma na qual ele veste uma bomba em forma de turbante na cabeça, com um pavio.

Tal caricatura é compreensivelmente ofensiva a devotos muçulmanos. O Alcorão desencoraja imagens artísticas no geral, e a tradição islâmica proíbe descrições de Maomé e outros respeitados como profetas. A charge do turbante-bomba conduz um insulto adicional: a implicação que o Islã em sua essência é violento e terrorista.

Ao invés disso, muitas pessoas através de muito do mundo islâmico têm se expressado furiosamente contra toda a nação da Dinamarca, boicotando seus produtos e – em poucos lugares – ameaçando cidadãos. A fúria agora foi estendida para a Noruega, França, Alemanha, Itália, Holanda, Espanha e Suíça, onde outros jornais imprimiram as mesmas caricaturas em solidariedade com a publicação dinamarquesa.

Nos territórios palestinos, a Brigada dos Mártires de al-Aqsa alertou suecos e dinamarqueses para deixarem Gaza e a Margem Ocidental – "ou então". Homens armados em Gaza ameaçaram seqüestrar franceses, noruegueses, dinamarqueses e alemães ao menos que seus governos peçam desculpas pelas charges. Em alguns países, várias embaixadas européias já foram invadidas, depredadas e saqueadas.

Será que eles são loucos? Em alguns países árabes, judeus são rotineiramente descritos em impressões como criaturas sub-humanas ou diabólicas. A preocupação sobre sensibilidades ofendidas pode ser notavelmente unilateral nesse mundo.

Certo é que ninguém pode acusar os muçulmanos de negligenciar sua fé. Protestam, queimam bandeiras de países considerados inimigos, lêem o Alcorão, contribuem abundantemente com as mesquitas, oram de joelhos pelo menos 3 vezes por dia, e, se preciso for, amarram bombas no corpo para defender aquilo que crêem.

E nós cristãos? Qual a prova de que defendemos nossa fé assim como os muçulmanos? Será que somos Jesus Freaks só da boca pra fora?

Estas questões me perturbaram muito alguns anos atrás e resolvi rever essa minha tal "radicalidade por Jesus". Percebi claramente que nós cristãos ocidentais estamos cheios de palavras e cânticos, mas poucas ações. Por exemplo, me entristecer ao ver pela televisão que, todos os anos, milhões de muçulmanos buscam Alá fervorosamente durante seu mês sagrado chamado de Ramadam. Eles oram e jejuam 40 dias para receber bênçãos através dos ensinos de seu profeta Maomé. Pensei em minha própria vida espiritual e decidi fazer algo ainda melhor para mostrar meu amor por Jesus. Durante 400 dias seguidos, jejuei e orei todos os dias buscando a face do Senhor. Foi um tempo maravilhoso.

Também outro dia, pude defender minha fé quando fui chamado para dar uma palestra em uma faculdade. Ao final, abri para perguntas e muitos alunos atacaram frontalmente minha fé na bíblia, o que não deixei passar em branco, pois pude ali usar toda a minha vontade de exaltar o nome de Jesus para apresentá-lo como único Senhor e Salvador de nossas vidas.

Mas a triste verdade permanece: os muçulmanos tem um péssimo discurso, mas obras radicais, ao passo que nós temos um excelente discurso que nada tem a ver com a insignificância e futilidade das nossas ações. Se não defendermos nossa fé, nossa bíblia, nossas igrejas, nossos pastores, e, principalmente nossa fé em Jesus, chegará rapidamente o tempo em que os poucos que tiverem coragem de se apresentar como cristãos, logo pedirão desculpas por tamanha aberração. Será algo do tipo: "É. Ainda sou cristão. Mas estou trabalhando para resolver este problema. Desculpe-me."

Agora, para encerrar, pense um minuto e responda para si mesmo: Qual seria sua reação pessoal se abrisse um jornal e visse 12 charges de Jesus que ridicularizassem sua fé e seu Mestre? Você simplesmente balançaria sua cabeça em desaprovação ou defenderia sua fé, quem sabe escrevendo um artigo ou fazendo outra charge para mostrar o verdadeiro Jesus? É disso que estou falando. Já basta de só balançar cabeças, faça alguma coisa com ela. Defenda sua fé e mostre que você é um Jesus Freak ainda mais louco que todos os freaks deste mundo.


Notícia extraída do Jornal New York Times
e artigo escrito por Lúcio Barreto Júnior


Postado em 4/2/2006 por Lúcio Barreto Jr.