Não fuja mais

 

Eu e você somos fruto de um sonho divino. Para cada um de nós, o Senhor projetou um plano de vida perfeito e personalizado. Muitos, porém, ao reconhecerem o propósito do Senhor para suas vidas, por medo ou por qualquer outra razão, escolhem fugir da Sua presença. Mas Deus é insistente quando nos chama. O profeta Jonas, por exemplo, quando ouviu a voz de Deus, fugiu para o lado oposto ao que o Senhor mostrava. Mas Deus não desistiu dele, o trouxe de volta e o levou a cumprir o seu chamado.

 

Em Jonas 3:1-4, o Senhor chama Jonas pela segunda vez. Jonas foi o profeta que o Senhor escolheu para ir até a cidade de Nínive e avisar a todos que, por causa dos seus inúmeros pecados, toda região seria destruída. Jonas sabia da rebeldia dos habitantes de Nínive e negou-se a cumprir este chamado e fugiu. Embarcou em um navio para bem longe da face de Deus.

 

O chamado de Deus é insistente

Qualquer um de nós poderia julgar Jonas como um covarde ou rebelde, mas o Senhor, mesmo conhecendo suas fraquezas, não desistiu dele e mandou uma grande tempestade que agitou o navio em que estava. Os marinheiros ficaram com medo e pediram para que Jonas orasse ao Senhor por misericórdia. Foi quando ele revelou sua condição. Disse que a tempestade acontecia por causa dele e pediu para ser lançado ao mar. Os marinheiros obedeceram e o lançaram para que a tempestade cessasse.


Nesse momento, o Senhor insiste mais uma vez e manda um grande peixe engolir Jonas. A Bíblia nos diz que ele permaneceu durante três dias nas entranhas do peixe e lá, arrependido por não ter obedecido ao chamado, orou a Deus. O Senhor ouviu Jonas e fez com que o peixe o cuspisse na terra. Jonas então parte para Nínive e cumpre o chamado de Deus. Assim como aconteceu com Jonas, quando o Senhor nos chama, Ele não olha para os nossos defeitos. Ele conhece nossos limites, nos ama e nos fortalece. Os homens podem dizer que somos covardes ou preguiçosos, mas é o Senhor quem capacita aqueles a quem escolhe.

 

O chamado de Deus é pessoal

O propósito que Deus tem para a sua vida é somente seu. É como sua impressão digital. Somente você tem as condições necessárias para cumprir este chamado. Deus poderia ter escolhido outra pessoa para pregar aos habitantes de Nínive, mas escolheu a Jonas. Aos olhos do Senhor, Jonas era a pessoa ideal para colocar em prática Seus planos. Deus também age assim conosco. Talvez o Senhor tenha escolhido você para realizar algo que, aos seus olhos, é muito difícil ou mais indicado para outra pessoa. Mas hoje, o Senhor lhe diz que somente você é perfeito para cumprir este propósito.

 

O chamado de Deus é intransferível

Jonas embarcou em um navio. A Bíblia nos diz que ele chegou a dormir no meio da tempestade e pediu para ser lançado ao mar. E depois de tantas tentativas de fuga, o Senhor não transferiu o chamado de Jonas para outro profeta. Da mesma forma, o propósito que Deus tem para você, não será passado a outra pessoa, mesmo que você tente fugir. Mesmo quando somos infiéis, o chamado de Deus para nossas vidas permanece fiel.

 

Voltando ao centro da vontade de Deus

Somente quando Jonas se arrependeu sinceramente por ter sido negligente o Senhor ouviu a sua oração e o libertou. Porém antes disto, Jonas precisou ser engolido por um grande peixe. Os "grandes peixes" são as situações que nos levam ao arrependimento genuíno. São aquelas que nos fazem ver que precisamos do Senhor e que fugir dEle é impossível.

 

O Senhor está dizendo a você, "não fuja mais". Deus o conhece desde quando você estava no ventre da sua mãe e até mesmo antes disso. Enxerga os seus defeitos e vê suas qualidades. O Senhor tem um plano perfeito e sob medida para você. O melhor que você poderia viver! Deus não quer outra pessoa em seu lugar, você é muito importante para Ele. Por isso, hoje, pare de fugir!

 

Deus abençoe!

 

Ap. Rina

 


Igreja Evangélica Bola de Neve
Rua Turiassu, 734 Perdizes / São Paulo – SP
Cultos: Domingo 10h, 16h30 (tradução em Libras) e 19h30/ Quinta-feira 20h30 e Sábado 20h
Para saber os horários de cultos na sua cidade acesse o site:
http://www.boladeneve.com