Deus tem uma obra na sua vida
II PEDRO 1:1-15
 
O agir e a obra que Deus tem nas nossas vidas nos mostram o quanto Ele nos ama. Em Jeremias 18, Deus nos compara a um vaso na mão do oleiro, pois Ele quer nos moldar e fazer de novo se necessário. Imagino como é para Deus olhar para nós e acreditar que, embora imperfeitos, possamos fazer coisas iguais ou maiores que Jesus. Ele nos olha e diz: "Meus amados filhos, vocês acham que eu dependo dos seus acertos?". Devemos nos lembrar que Deus conta com nossos erros, pois a obra dEle precisa ser feita em nós.
 
Deus, desde o início dos tempos, precisou de homens para realizar sua obra na terra. Podemos citar Adão e Moisés, homens am pecadores, mas como nós, foram frutos da misericórdia de Deus. É necessário entender que precisamos passar por um processo para que as obras que Deus tem para nossas vidas se realizem. Vamos aprender isso com o Apóstolo Pedro!
 
Jesus precisava montar seu time, com pessoas que fossem discipuladas e abençoadas para dar continuidade ao Seu trabalho. Jesus olha e vê algo em Pedro. Era um homem simples e pescador, mas que Jesus já conhecia mesmo antes de André tê-lo apresentado. Jesus nos conhece desde quando estamos sendo gerados. A missão de Pedro não era mais ser pescador de peixes, mas sim de homens - Lucas 5:1-11. Deus contava com Pedro. Mas, para acreditar que Deus tinha uma obra na vida sua vida, Pedro precisou passar por uma experiência pessoal com Deus. Pedro tinha um temperamento imprevisível o que muitas vezes o deixou em dificuldades. Contudo, o Espírito Santo o moldaria em um líder dinâmico da igreja primitiva, um "homem-rocha" (Pedro significa rocha) em todos os sentidos.
 
Aprendemos com isso que de maneira alguma devemos olhar para trás, pois o que importa é o presente, o que somos em Cristo. Pedro foi discipulado, forjado e abençoado para continuar a obra de Deus na terra. Pedro serviu a Jesus por mais de 35 anos sem nunca ter entrado em apostasia e foi fiel até a morte. O imperador de Roma, chamado Nero, sentenciou Pedro a morte de cruz. Pedro pediu na hora de sua morte para ser colocado de cabeça para baixo na cruz, dizendo não ser digno de morrer como Jesus. Pedro nos ensina a sermos fiéis até a morte. Pois, muitas vezes vivemos momentos em que dizemos que não vamos agüentar e logo queremos desistir.
 
II PEDRO 1:12-15 - Pedro deixa registrado que iria se esforçar para que, mesmo depois da sua morte, todos pudessem saber e usar o que ele fez para vencer a apostasia. Ele nos mostra que a prática das graças de Deus nos dá a garantia da vitória. Nós passaremos por obstáculos maiores do que imaginamos, mas a vitória está garantida aos que praticam a fé. Pedro nos ensina a praticar a palavra de Deus e gerar frutos.
 
Os que ficam parados entram em apostasia, por isso temos que nos exercitar, praticando a palavra de Deus. O primeiro exercício é a fé, mas a fé da Bíblia é diferente do que entendemos por fé. A fé bíblica é confiar, obedecer e não somente crer. Precisamos viver o que pregamos, pois Deus tem uma obra nas nossas vidas e Ele é fiel para completá-la, embora muitas vezes nós pecadores dificultamos o Seu trabalho. Precisamos ser pacientes, resistindo à pressão por mais difícil que isso pareça. Espere e tenha paciência no Senhor, pois na hora certa vai acontecer. Lembre-se: quem não dá frutos entra em apostasia.
 
Vamos pensar e olhar para o próximo, praticar o amor de Jesus. Orar que Deus nos mostre o que podemos fazer por Ele, pela obra Dele e pelo próximo. Agindo assim, quem impedirá? Afinal Deus tem uma promessa na sua vida. E a obra precisa ser completa.
 
Apóstolo Rina