Lula faz campanha pelo "Cristo" como Maravilha do Mundo

Monumento carioca está entre os dez mais votados na campanha que vai escolher as Sete Novas Maravilhas do Mundo; resultado será anunciado em 7 de julho.

 
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou às 8h05 desta quinta-feira, 14, para o Rio de Janeiro, onde participará, aos pés da estátua, do ato de apoio à campanha "Vote no Cristo" entre as sete novas maravilhas do mundo. No local, Lula vai receber a camiseta da campanha com a inscrição "Vote no Cristo. Ele é uma Maravilha".

Os ministros da Saúde, José Gomes Temporão, e da Justiça, Tarso Genro, participam da solenidade. O Cristo Redentor é um dos dez finalistas para a eleição das novas Sete Maravilhas do Mundo. A Fundação New Seven Wonders divulgou na semana passada, a lista, em ordem alfabética, das construções que estão na reta final para serem escolhidas.

Em maio, o Cristo estava entre os 18 primeiros colocados. "Estamos surpresos e bastante otimistas na reta final", disse Sávio Neves, secretário-executivo da comissão organizadora da campanha no Brasil. "Grande parte dessa virada devemos ao voto por torpedo pelo celular, nos últimos 15 dias, com a liberação da tarifa de R$ 0,31 pelas operadoras de telefonia. Com isso, temos 90 milhões de potenciais eleitores", disse ele, que também é diretor do Trem do Corcovado.

A fundação, com sede em Zurique, é a organizadora do concurso que terminará em 7 de julho, em cerimônia no Estádio da Luz, em Lisboa. Nesta data serão conhecidos os resultados das votações recolhidas por mensagens de texto enviadas através do celular e pela internet.

A fundação "New 7 Wonders" foi criada em 2001 pelo filantropo suíço Bernard Weber, com o objetivo de proteger o patrimônio da humanidade. De início, ela era mantida com as contribuições de seu próprio criador, mas depois as doações foram aumentando.

De acordo com a fundação, já foram contabilizados cerca de 50 milhões de votos. O processo de votação pode ser acompanhada no site
http://www.new7wonders.com/ .

Maravilhas

A organização decidiu considerar as Pirâmides de Gizé (Egito) como candidata honorária. Por isso, não é possível votar nelas, já que é a única maravilha do mundo que ainda está de pé desde que Filon de Bizâncio elaborou sua lista de maravilhas no ano 200 a.C.

Outro projeto da fundação é reconstruir os Budas de Bamiyan do Afeganistão, do século IV d.C., que foram destruídos pelos talebans em março de 2001.

Graças ao Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Zurique, a fundação já conseguiu fazer uma reconstrução virtual das colossais estátuas, que mediam 55 metros de altura. Com isso, a fundação espera somente a autorização do Governo afegão para iniciar a reconstrução.

As sete maravilhas do mundo antigo eram as Pirâmides de Gizé; os Jardins Suspensos da Babilônia; a Estátua de Zeus em Olímpia; o Templo de Ártemis em Éfeso; o Mausoléu de Halicarnasso; o Colosso de Rodes; e o Farol de Alexandria.

Fonte: Estadão