Transplante de cabeça entre seres humanos já é possível, afirma neurocirurgião

Por Redação em 05.07.2013 07h45


O neurocirurgião italiano Dr. Sergio Canavero, membro do Turin Advanced Neuromodulation Group, acredita que a tecnologia na área médica avançou de tal forma que já é possível realizar-se um transplante de cabeça entre seres humanos, com o mesmo procedimento cirúrgico que vem sendo testado em animais desde os anos 1970. As informações são do Telegraph.


Na década de 1970, o Dr. Robert White realizou com sucesso o transplante da cabeça de um macaco rhesus para o corpo de um segundo macaco e a proposta de Canavero é utilizar um método similar empregado na experiência com os animais. "O maior obstáculo para este esforço é naturalmente o restabelecimento da espinha dorsal do doador e do receptor. Na minha opinião, a tecnologia se desenvolveu ao ponto de permitir a realização dessa conexão", explica o neurocirurgião.


Canavero acredita que sua equipe, composta por 100 profissionais, é capaz de realizar um transplante de cabeça em 36 horas, com as duas cabeças tendo que ser removidas ao mesmo tempo. O custo estimado para uma cirurgia delicada e inédita como esta é de 8,5 milhões de libras (R$ 29,3 milhões).


Dr. Sergio Canavero transplante cabeça

Dr. Sergio Canavero 


"Isso não é mais ficção científica. Isso pode ser feito hoje, agora. Se uma operação como esta é feita, ela poderá garantir para algumas pessoas um tempo de vida extra", ressaltou Dr. Sergio Canavero. "A única razão para eu não ter ido mais longe com o projeto é o financiamento". No entanto, outros especialistas em neurocirurgia não concordam com a posição de Canavero, considerando o procedimento um "filme de terror".