"Unesp Aberta" cria ambiente on-line de aprendizagem gratuita

Redação http://catracalivre.folha.uol.com.br em 30/10/12

Material pedagógico inclui e-books, vídeos-aulas em salas virtuais e acesso à Biblioteca Digital

Banco de Imagens/StockBanco de Imagens/Stock

O "Unesp Aberta" também inclui Biblioteca Digital que pode ser acessada mediante a cadastro no site.

Foi-se o tempo em que o acesso ao conteúdo acadêmico era restrito e apenas os alunos matriculados podiam usufruir de suas informações. A transição dos meios analógicos para os digitais contribuiu para que mais pessoas pudessem ter contato com a produção intelectual do Ensino Superior, sem custo ou necessidade de exames.

Com o intuito de intensificar tal compartilhamento de saberes, a reitoria da Unesp deu início ao Unesp Aberta, site que disponibiliza material pedagógico gratuitamente. Os arquivos foram desenvolvidos para os cursos da universidade e atuam como cursos livres, sem certificação e estão abertos para consulta em diversos formatos (é preciso se cadastrar no site).

Vídeo-aulas em  salas virtuais e publicações em e-books abordam vários temas divididos por áreas como exatas, humanas e biológicas. Entre os materiais estão, por exemplo, "Linguagem química", "Filosofia da mente" e "Didática de Educação Física".

Para uma melhor navegação e proveito das ferramentas que o "Unesp Aberta" oferece, visite a página e veja quais são os requisitos técnicos para acessar os documentos.