12/02/2012 - 09h03 - Atualizado em: 12/02/2012 - 13h54

Whitney Houston pode ter morrido afogada, diz site

DO UOL, em São Paulo
Comentários128
  • Corpo de Whitney Houston é transferido para o necrotério (12/2/12)

    Corpo de Whitney Houston é transferido para o necrotério (12/2/12)

Uma investigação inicial aponta que a causa da morte de Whitney pode ter sido afogamento - a cantora foi encontrada morta na banheira no último sábado (11). No quarto do hotel não foram encontradas drogas e bebidas alcoólicas. Policiais disseram que localizaram apenas frascos e cápsulas de remédios. A informação é do site "Tmz".

Ainda segundo o site, Whitney pode ter dormido na banheira. A cantora estava tomando Xanax, antidepressivo, que misturado com álcool pode sedar a pessoa. Membros da família afirmaram ao "Tmz" que o remédio foi receitado por médicos para controlar a ansiedade e depressão.

Paramédicos retiraram o corpo de Whitney Houston do hotel Beverly Hilton, em Beverly Hills, durante a madrugada deste domingo (12) e levaram para o necrotério onde será realizada a autópsia.

O capitão Brian Elias, do escritório de investigação de Los Angeles, disse que os exames para detectar a causa da morte ainda não foram agendados e que os investigadores estão aguardando os relatórios antes que a autópsia possa ser conduzida. A informação é da agência de notícias Associated Press.

Na quinta-feira (9), Whitney foi para a boate "Tru" com o ex-namorado Ray J e saiu na madrugada de sexta-feira (10) num estado "lastimável", segundo testemunhas.

A cantora e atriz norte-americana Whitney Houston morreu aos 48 anos. De acordo com a polícia local, Houston foi encontrada morta em seu quarto, no hotel Beverly Hilton, em Beverly Hills. Não havia sinais aparentes de crime ou violência, declarou um porta-voz da polícia a jornalistas diante do hotel. Segundo Kirsten Foster, assessor da estrela, a causa da morte permanece desconhecida e está sendo investigada.

Segundo a polícia de Beverly Hills, seguranças do hotel fizeram uma ligação de emergência sobre Houston às 15h43 locais (21h43 no horário de Brasília). Uma equipe de paramédicos já estaria no hotel por conta de uma festa do Grammy e teria tentado ressuscitar, sem sucesso, a cantora. Às 15h55, Houston foi declarada morta.

Whitney falou com sua mãe, Cissy Houston, e com sua prima, Dionne Warwick, horas antes de morrer, e ambas disseram que não perceberam nada de diferente com a cantora e que ela estava com uma voz normal no telefone. A conversa teria girado em torno da participação de Whitney na festa pré-Grammy organizada por Clive Davis. Pessoas próximas à Dionne disseram que ela está inconsolável. A mãe da cantora ficou desesperada ao saber que a filha morreu. A informação é do site "TMZ".
 
Seu ex-marido, Bobby Brown, está "arrasado", segundo disse um familiar próximo à revista "People". "Eles tinham em comum a filha Bobbi Kristina e queriam criá-la juntos. Não se odiavam. De fato, havia muito respeito entre eles. É um duro golpe para Bobby. Está arrasado. Ele gostava muito dela. São momentos muito tristes", acrescentou.

Whitney se casou com Brown, um cantor de soul, em 1992. Tiveram sua filha um ano depois e após uma relação tumultuada, que incluiu uma denúncia da cantora por violência doméstica, o casal se divorciou em 2007.

A notícia da morte de Whitney Houston surge na véspera da maior premiação da música mundial, o Grammy, que será realizado neste domingo (12), em Los Angeles, com um tributo à cantora. Um de seus mentores de longa data, o produtor Clive Davis, chegou a afirmar que ela estaria presente à festa e, inclusive, deveria cantar. "É a noite favorita dela no ano, então quem sabe..."

As cantoras Aretha Franklin, Mariah Carey e Jennifer Lopez, entre outras, também lamentaram a perda de Houston (leia mais).

ÚLTIMA PERFORMANCE; ASSISTA

  • Reprodução/The Sun

    Um vídeo amador que circula na internet mostra imagens do que seria a última performance de Whitney Houston no palco. As imagens foram gravadas na última quinta (10), quando Houston participava de uma festa pré-Grammy e dividiu o microfone com a cantora Kelly Price. Na saída da festa, Whitney foi fotografada 'desorientada' e com 'sangue' nas pernas, segundo o 'The Sun'.


"Garota de ouro"

Celebrada como "a garota de ouro" da indústria fonográfica entre as décadas de 80 e 90, a carreira de Houston andava ofuscada por problemas com drogas, bebida e violência doméstica.

No final de 2009 e início de 2010, após anos de luta contra a dependência química, ela ensaiou uma fracassada volta aos palcos. Na parte inicial de sua turnê britânica, parecia sofrer com falta de ar quando cantava. Em Paris, chegou a ser hospitalizada com uma infecção respiratória e adiou várias apresentações. Na Austrália, sua passagem foi vaiada por fãs e critica pela imprensa especializada.

Whitney Houston chegou a vender 55 milhões de discos, só nos Estados Unidos. O sucesso a levou da música para o cinema, atuando em filmes como "O Guarda-Costas", com Kevin Costner, e "Falando de Amor", dirigido por Forest Whitaker.

Nessa mesma época, influenciou uma geração de cantoras  como Christina Aguilera e Mariah Carey até que sua voz e imagem foram destruídas pelo uso de drogas e a vida pessoal tumultuada com seu último marido, o cantor Bobby Brown.

No final de sua carreira, Houston tornou-se célebre por abusar das drogas. As vendas de seus álbuns diminuíram, e sua imagem serena foi abalada por um comportamento violento e aparições públicas bizarras. Ela confessou ter abusado de maconha, cocaína e comprimidos, e sua voz foi ficando cada vez mais rouca, fazendo com que ela não conseguisse atingir as altas notas que a tornaram famosa.

Veja imagens da trajetória da cantora Whitney Houston

Foto 9 de 22 - Artista se apresenta no Billboard Awards, em Las Vegas, em 1998 Mais Darrin Bush/Reuters

"O grande mal sou eu. Não sou nem minha melhor amiga nem minha pior inimiga", disse a cantora em entrevista a Diane Sawyer em 2002.

Biografia
Whitney era filha da cantora gospel Cissy Houston, prima da diva dos anos 60 Dionne Warwick e afilhada de Aretha Franklin. Ela começou a cantar em igrejas ainda criança. Adolescente, fazia backing vocals para Chaka Khan, Jermaine Jackson e outros, e era modelo. Foi nesse período que o magnata da música Clive Davis ouviu falar da cantora.

"A primeira vez que a vi foi em um show de sua mãe... O impacto foi muito grande. Ouvir aquela jovem colocando fogo nas músicas. Provocou, de verdade, arrepios na espinha" , disse Davis ao "Good Morning America".

Pouco tempo depois, os Estados Unidos sentiram esse "arrepio" também. Houston gravou seu primeiro álbum, "Whitney Houston", em 1985. Foram vendidas milhões de cópias e suas músicas se tornaram sucesso. "Saving All My Love for You" rendeu à cantora seu primeiro Grammy, de melhor vocalista pop. "How Will I Know," "You Give Good Love" e "The Greatest Love of All" também se tornaram singles.

O grande mal sou eu. Não sou nem minha melhor amiga nem minha pior inimiga

Whitney Houston, em 2002, ao falar de seus problemas de abuso de drogas

Seu segundo trabalho, "Whitney", de 1987, também teve grandes sucessos como "Where Do Broken Hearts Go" e "I Wanna Dance With Somebody".

O "New York Times" descreve a voz da cantora como "uma das melhores vozes gospel de sua geração". "Whitney evitava os maneirismos típicos do gênero, e usava frases evangélicas com moderação. Em vez de projetar vulnerabilidade e compaixão, ela comunicava força e auto-confiança, fazendo baladas pop majestosas."

Whitney Houston ganhou seis Grammys durante sua carreira. O primeiro em 1985, como melhor performance vocal pop feminina com a música "Saving All My Love For You". Ela recebeu o mesmo prêmio em 1987, por "I Wanna Dance With Somebody (Who Loves Me)".

Em 1993, Whitney ganhou três prêmios: melhor performance vocal pop feminina e gravação do ano por "I Will Always Love You" e álbum do ano com a trilha sonora original do filme "O Guarda-Costas". Em 1999, como melhor perfomance feminina de R&B por "It's Not Right But It's Okay".

A cantora deixa uma filha, Bobbi Kristina, fruto de seu casamento com Bobby Brown.

*Com informações da Redação e das agências internacionais.