Oscar 2012 será exibido no Roxy

por CulturalMente Santista



Controverso, polêmico, divertido. O Oscarpode não ser a premiação mais justa do cinema. Mas com certeza é a principal. Aquela em que os holofotes do mundo se voltam para curtir desde as celebridades no tapete vermelho, até as homenagens e entregas da famosa estatueta.

E o Cine Roxy decidiu inovar mais uma vez. Além de exibir os principais filmes indicados à estatueta, o cinema sediará a tradicional palestra de Waldemar Lopes, dia 23, 20h, na sala 1 do Roxy Pátio Iporanga, promovida pelaOpen House Idiomas.

E, para coroar a programação, exibirá a cerimônia do Oscar ao vivo, no domingo, 26 de fevereiro,na sala 3 do Roxy 5 (Av. Ana Costa, 443), a partir das 21h45. O evento, com promoção do CINEZEN, será beneficente: pede-se a gentileza de um quilo não perecível em prol do Rotary.

A noite não contará apenas com a exibição. Para receber o público e comentar os prêmios, marcarão presença dois especialistas: o jornalista Gustavo Klein, editor do caderno Galeria, do jornal A Tribuna, e o próprio Waldemar Lopes, artista plástico e cinéfilo. Ao longo da noite, haverá sorteio de brindes: ingressos de cinema, entre outros atrativos.

"Trata-se de uma festa que pede um momento de gala. Algo especial. É uma bela ideia seguir o Oscar, na casa do Oscar. Ou seja, dentro do cinema", afirma Gustavo.

"O fato da cerimônia ser transmitida ao vivo, dá aos fãs e profissionais do mundo inteiro a chance de ver seus ídolos nervosos e indecisos como qualquer ser humano. Fatos como esse,  mais a consagração de filmes,  injustiças,  protestos e a moda, fazem do Oscar um show à parte e que deixa o mundo em suspense", explica Waldemar.

Gustavo continua: "Muitas pessoas adoram falar mal do Oscar, que é injusto, etc. Mas essas mesmas pessoas assistem ao evento. É o único prêmio que, de verdade, faz diferença para um filme. Um longa pode ganhar Cannes, mas não vê sua bilheteria mudar. O Oscar salva um filme do fracasso, faz uma produção entrar para a história. Fica o convite. Ver o Oscar em tela grande será uma experiência espetacular", emenda o jornalista.

"Nos últimos anos, o Oscar se tornou um referencial para a moda. Movimenta uma indústria paralela, no próprio evento. Outro motivo de sua importância: ele é, se não o primeiro, um dos primeiros prêmios da indústria do cinema. A primeira entrega do Oscar foi em 1929, premiando os destaques de 1927 e1928. Portanto, atravessou décadas e reflete momentos da própria história dos Estados Unidos, inclusive políticos", conclui o artista plástico.

Para Toninho Campos, a chance de exibir a cerimônia ao vivo comprova a tendência de tornar as salas de cinema em espaços multimídias. "É um prazer para o Roxy propiciar às pessoas da Baixada Santista essas novidades. No caso do Oscar, uma felicidade maior por que poderemos contribuir de forma beneficente. Esperamos que o público compareça, prestigie o Rotary e se divirta em uma noite de celebração do cinema", conclui o empresário.

Sobre os mestres de cerimônia do evento:

Gustavo KIein é jornalista, editor do caderno Galeria, do jornal A Tribuna.

Waldemar Lopes é artista plástico, engenheiro mecânico, professor, cinéfilo. Além da tradicional palestra, também já realizou encontros sobre cinema para a Universidade Católica de Santos, Universidade Monte Serrat, Secretaria de Cultura de Santos e Rotary. Escreve para o CineZen Cultural e 50 Anos de Cinema. Leciona inglês na Open House Idiomas.

Serviço:
Exibição do Oscar 2012 com Gustavo Klein e Waldemar Lopes
Onde: Sala 3 do Roxy 5 (Av. Ana Costa, 443)
Quando: Domingo, 26 de fevereiro, a partir das 21h45
Entrada: Um quilo de alimento não perecível, em prol do Rotary

Sobre o Roxy:

O Roxy, desde a sua inauguração há 75 anos, procurou acompanhar de perto as transformações tecnológicas que aconteceram no mundo. Hoje, conta com três unidades. São elas o Brisamar 6, em São Vicente e, no Gonzaga, em Santos, o Iporanga 4, do Shopping Pátio Iporanga, e a primeira, Gonzaga 5, que proporciona à Baixada Santista algo cada vez mais raro no país: contar com um cinema de rua, charmoso, bem estruturado. O cinema acompanha os principais lançamentos, desde os blockbusters até filmes premiados e independentes, bem como espetáculos musicais e teatrais. De perfil empreendedor, também colabora no fomento cultural e artístico regional, através de parcerias com festivais, projetos, produtores culturais, cineastas e artistas. Saiba mais emwww.cineroxy.com.br.