Muitas igrejas fazem com que as pessoas vivam em função delas. 
Geram indivíduos tímidos em relação à vida, dependentes em relação à fé e confusos em relação a si mesmos.
A Igreja existe para viver em função das pessoas, gerando pessoas autônomas que sabem viver a vida como um todo de um jeito cristão.
COMENTÁRIO:

FeridosEmNomeDeDeus.jpg

O problema é que 'faz parte da natureza humana a transferência de responsabilidade... Muitos dentro das igrejas foram 'catequizados' acreditando que o pr. e a pra. são mais ungidos que ele, que eles tem acesso a um lugar diferente no trono.

Todo mundo tem problemas, principalmente familiares.... por causa da carência, acabam encontrando no líder um 'pai' e uma 'mãe', aí os que estão prontos para abusar espiritualmente da ovelha 'fazem - sem querer já querendo' com q ela viva enclausurada 24h na igreja.

O livro "Feridos em nome de Deus" da ed. Mundo Cristão, fala sobre isso brilhantemente:

'Osmar Ludovico lembra que, se esse conceito de responsabilidade for levado ao pé da letra, pela vida toda,' o líder espiritual 'pode ser tentado a criar mecanismos para que o rebanho seja sempre dependente e não se desenvolva. Esse rebanho nunca vai poder crescer. 

Eugene Peterson afirma que o bom pastor é aquele que em determinado momento se torna desnecessário. Ele põe fim a essa relação hierárquica. É como o filho que se torna adulto e passa a conversar com o pai de igual para igual.'

A bíblia hoje é acessível, só é abusado quem quer. Todos tem acesso a verdade, aí depois não vai colocar a culta em Deus, nos líderes picaretas....

É que nem uma pessoa que vai ao supermercado e deixa a bolsa aberta e é roubada depois coloca a culpa no supermercado e no caixa.

Em todo lugar e em todo tipo de religião tem gente pronta para se aproveitar de alguém, temos que ficar espertos. Antes de congregar, fique um tempo na igreja para ver como tudo funciona, mas a leitura bíblica é fundamental.

Aconselho esse livro, é ótimo para pessoas de qualquer religião que não ser abusada espiritualmente por seu líder!

Deus te abençoe. 

Juliana Ayres