“…se tirá os quejo de mim eu té doeço…”


Acho que como todo mineiro eu sou muito apaixonado por queijo. Queijo de verdade meu amigo, não é aquelas porcarias que se compra em supermercado. Você já comeu um queijo canastra? Pois é, talvez você não conheça o verdadeiro queijo de Minas porque ele tem a venda proibida fora do Estado. Em 2007 ele foi tombado como patrimônio cultural do Brasil mas só pode ser vendido em MG, faz sentido? Então, estréia amanhã em cinemas de todo brasil o filme O MINEIRO E O QUEIJOque conta como a técnica de produção artesanal de queijo chegou a Minas no século XVIII e hoje sustenta quase 30 mil famílias.
Feito a partir do leite cru, como os melhores queijos da Europa, o queijo minas artesanal é um patrimônio ameaçado por leis anacrônicas e pelo lobby dos grandes laticínios. O MINEIRO E O QUEIJO coloca na tela as opiniões de produtores, pesquisadores e técnicos sobre o impasse em que está hoje o verdadeiro queijo minas. Você precisa assistir e nos ajudar a divulgar.