Natal

Como organizar o amigo-secreto pela internet

Conheça sites e aplicativos que ajudam na hora de fazer o sorteio e descobrir qual presente comprar

James Della Valle

Amigo-secreto dá trabalho - principalmente quando a turma é grande. É preciso combinar um dia conveniente para os amigos, colegas e familiares, escrever todos os nomes nos papeizinhos, fazer o sorteio... e refazê-lo algumas vezes, sempre que alguém descobre que tirou o próprio nome, ou foi esquecido etc. Para facilitar o trabalho, existem serviços na internet que cuidam da parte mais burocrática: montar a lista,  distribuir os nomes e descobrir pistas de presentes que o amigo quer ganhar. VEJA preparou uma lista com opções de sites que podem ajudá-lo com o sorteio e na hora de descobrir quais presentes podem agradar mais.

O funcionamento dos serviços é simples. Uma pessoa deve ficar encarregada de criar um grupo com nome, data de sorteio e informações sobre a troca de presentes (como local e dia). O passo seguinte é enviar os convites para o e-mail das pessoas. Ao criar o cadastro, o usuário tem a opção de fazer uma lista de presentes, dependendo dos valores previamente combinados. Na data combinada, o sorteio será realizado e todos receberão uma mensagem com seus amigos secretos. Aqueles que não enviarem uma resposta confirmando a participação serão excluídos da brincadeira automaticamente. A partir desse ponto, é possível enviar mensagens anônimas, que podem ser utilizadas para confundir ou simplesmente descobrir os gostos do seu amigo.

De acordo com Helisson Lemos, diretor geral para o Mercado Livre no Brasil , o segredo desses serviços é a simplicidade. "Ao criar o projeto do aplicativo para Orkut em 2008, imaginamos que ele deveria ter uma lógica bem simples e com diversos recursos, como dicas, comentários e até um mural, capaz de aceitar mensagens postadas por membros do grupo", aponta. O executivo diz que quase 7 milhões de pessoas já utilizaram seus aplicativos presentes no Orkut e no Facebook.

Quem oferece o serviço

Amigo Secreto

No ar desde 2002, o Amigo Secreto é o site de sorteio mais popular da rede. Além do sistema de recados, ele traz indicações de lojas online parceiras. Claro, seu amigo não precisa obrigatoriamente comprar o presente no lugar indicado pelo site.

Meu Amigo Secreto

Outra opção para realizar o sorteio, o Meu Amigo secreto oferece um sistema simples e menos burocrático de cadastro. Como não tem parceria com lojas virtuais, a escolha de presentes deve ser feita manualmente. É possível preencher um formulário com título e descrição do produto.

Amigo Secreto Mercado Livre

O Mercado Livre colocou aplicativos de amigo secreto dentro do Orkut e do Facebook. Os dois funcionam da mesma forma: é preciso cadastrar listas e enviar os convites para os amigos dentro da rede. Também é possível trocar mensagens anônimas. Obviamente, as sugestões feitas pelo sistemas vêm do shopping virtual.

Amigo Secreto Tokstok

Mais um aplicativo, mas esse só funciona no Facebook. Sua interface é simples e ele aceita tanto indicações de presentes inseridas manualmente quanto sugestões da loja. O sistema avalia a faixa de preço e faz indicações próximas, quando possível, do valor indicado.

Descobrindo os gostos do amigo – Tirou um colega praticamente desconhecido do trabalho? Se ele estiver no Facebook, talvez o aplicativo da loja Etsy possa ajudá-lo a escolher qual é o melhor presente. Ele lê as informações sobre preferências do usuário – como filmes, livros e grupos – e faz sugestões de presentes. O problema é que todos os itens são vendidos no estabelecimento, que fica nos Estados Unidos. Mesmo assim, você pode utilizar os resultados para identificar quais itens combinam mais com a pessoa em questão. É preciso vincular o aplicativo à sua conta na rede social para poder utilizá-lo. Clique aqui para acessar o aplicativo.