"O Filho do Hamas"
A história do filho de um dos fundadores do Hamas, hoje, convertido ao cristianismo
por Jorge Pontual

Fotos: Luiz Novaes
Fotos: Luiz Novaes

Minha primeira reação ao ler “O Filho do Hamas” foi muito negativa. Num julgamento superficial, condenei o filho que traiu o próprio pai e seu povo, o palestino, para colaborar com o inimigo, Israel. Também conclui que quase nada na história de Mosab seria verdade.

Parecia um roteiro fantasista de Hollywood. Me incomodou que o garoto preso e torturado pelos israelenses, no início do livro, poucos capítulos depois se tornasse um defensor de Israel a ponto de usar “nós” para descrever as operações do Shin Bet, o serviço de segurança interna que o recrutou e pagou seus estudos universitários. Achei que ele fez tudo por dinheiro.

Mas pesquisei a história de Mosab, li as entrevistas do homem do Shin Bet que o recrutou e trabalhou com ele durante 10 anos e as resenhas do livro, li o blog do rapaz e vi as muitas entrevistas que ele deu para TVs dos Estados Unidos e Canadá. Mudei meu modo de ver. A história, ao que tudo indica, era verdadeira.

Reli o livro todo. E passei a entender a motivação de Mosab, as circunstâncias, de tragédia grega, que o levaram a fazer uma escolha dilacerante para ele, mas que ajudou a salvar vidas dos civis alvos do Hamas, e inclusive a vida do pai dele. Me rendi à sinceridade da conversão de Mosab ao cristianismo, e ao ideal que ele passou a perseguir, de que só o amor ao inimigo, como Cristo pregou, pode resolver um conflito como este.

Pontual x Mosab 1

Quando encontrei Mosab para a entrevista, seu jeito modesto e aberto acabou de me conquistar. Chegou sozinho, sem seguranças. Disse que não tem medo de morrer.
No fim do mês vai ser julgado num processo de deportação movido pelo governo americano, que o considera perigoso porque ajudou terroristas do Hamas (ignorando o fato de que em seguida entregou esses homens a Israel). Mosab acredita que a decisão do juiz lhe será favorável.

A vida dele está, como a de todos, nas mãos de Deus.

Assista à entrevista do correspondente Jorge Pontual com Mosab Hassan Yousef, filho de um dos fundadores do Hamas, o xeique Hassan Yousef, e autor do livro “O Filho do Hamas“, recém-lançado no Brasil.

Mosab conta como foi preso e torturado numa prisão israelense e, ao contrário até do que ele mesmo poderia imaginar, se tornou espião do Shin Bet - o serviço de inteligência de Israel – trocou o Islã pelo catolicismo e, hoje, vive nos EUA.

Veja o conflito no Oriente Médio de outra perspectiva.

  1. Entrevista 1
  2. Entrevista 2 
  3. Vídeo-extra: Mosab Hassan Yousef