terça-feira, 15 de junho de 2010

Case Mídias Sociais | Ei, #ChuvadeTwix, e o chocolate?


Mais uma vez o poder das Mídias Sociais se volta contra as agências de publicidade e sua maneira de acreditar que é muito simples criar ações utilizando as Redes Sociais e mobilizando diversas pessoas a fim de criar aquele Buzz tão desejado pela marca.
Só que muitas agências esquecem que o Buzz nem sempre pode ser interessante e a falta de organização, planejamento e, acredito que antes de tudo, uma boa análise é essencial para obter o Buzz de sucesso.
Um grande exemplo falado na semana passada, e que eu acredito que ainda irá trazer uma boa dor de cabeça para a Mars (empresa frabricante) e a agência que desenvolveu a ação foi a famosa #ChuvadeTwix.
Comunicado Chuva de Twix: Caros amigos, depois de muita espera, enfim, aconteceu a Chuva de TWIX®. Durante de 2 minutos, choveu cerca de 16 mil chocolates, que fizeram a alegria das mais de 2 mil pessoas que participaram do evento. Recebemos um público muito maior que o estimado e, para garantir a segurança de todos, tivemos que optar por restringir o acesso à área da chuva [...]

Confira se foi isso mesmo:


Além da ação mal feita, a Mars terá que pagar uma multa de R$ 10 mil à prefeitura de São Paulo pois desrespeitou a Lei Cidade Limpa.

As empresas ainda não estão preparadas para as Redes Sociais?
Sim, estão! – Porém como vimos, muitas agências responsáveis por ações como esta ainda não compreendem o valor de uma ação criada com o foco nas Mídias Sociais.
Como citado no Blog Um Passinho a Frente, as mídias sociais tem quatro regrinhas simples quanto à entrada de uma marca/empresa nesse mundo:

Escute
Mergulhe nas conversações.

Participe

Seja social, dialogue.

Abra mão do controle

Você não controla, você inspira e envolve.

Comprometa-se

Se vai fazer, faça de coração.

Um bom profissional de mídias sociais tem de ser caro justamente por entender tudo isso que disse acima – e muito mais que eu ainda não entendi – e colocar em prática. Não trata-se de saber usar Twitter, Orkut, Facebook ou ler blogs. Trata-se de saber planejar, criar planos de contingência e executar com perfeição, como em qualquer outra vertente da propaganda.

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