por Ricardo Gondim

Li e reli "Alma Sobrevivente" do Philip Yancey (Mundo Cristão, 2004). No livro, Yancey confessa seu quase abandono da igreja evangélica. O fundamentalismo, racismo e obscurantismo de sua pequena comunidade no sul dos Estados Unidos quase o asfixiaram na fé. Identifiquei-me com o autor em seu desencanto.

Por outras razões, já pensei em me auto-exilar do mundo evangélico; aliás, já cogitei, até cometer um "suicídio institucional". Só não o fiz porque minha biografia, como a dele, também foi marcada por gente, histórias comovedoras e testemunhos formidáveis que me preservam a fé cristã. Eu também posso listar pessoas e eventos que não me deixam desistir. Recordo-me de dois acontecimentos significativos.

Há alguns anos, fui convidado para pregar em uma igreja evangélica carismática no Canadá. Eu e minha família aterrissamos naquela pequena cidade, debaixo de um frio de 28 graus negativos. Um pavor, para quem chegava do Ceará. Porém, não me assustei com o clima quente dos cultos pentecostais canadenses. Vindo da Assembléia de Deus brasileira, já me acostumara com reuniões emotivas e sempre eufóricas.

Falei em três ocasiões diferentes. No domingo, depois que findou o culto, fomos convidados para uma "reunião de grupo caseiro". Essa igreja participava de um movimento que procurava identificar os interesses dos membros para estabelecer "redes ministeriais" que serviam para formar vínculos entre as pessoas e para evangelização. Na casa que fomos visitar, todos tinham o "dom de colecionar miniaturas de trens".

O sistema funcionava da seguinte maneira: oito ou nove casais que se interessavam em colecionar miniaturas de trens, se reuniam semanalmente e, enquanto trocavam idéias, consertavam, montavam e faziam os trens passearem, desenvolviam boa fraternidade. Os encontros serviam também de "isca" para atrair pessoas refratárias à fé. Não-cristãos que se interessassem por trenzinhos poderiam ser convidados para essas reuniões e ser evangelizados.

Como éramos de um país pobre e nunca havíamos participado de uma fraternidade cristã que usava trens em miniatura para gerar interesse pelos conteúdos do evangelho, recebemos uma verdadeira aula sobre o funcionamento do grupo e sua lógica ministerial. Cada um queria mostrar sua coleção de vagões, a montagem dos trilhos e as mini-estações com minúsculos passageiros. Espantei-me com a quantidade de dinheiro gasto com o passatempo dos irmãos. Uma autêntica réplica de uma locomotiva a vapor do início do século 20, se não me engano, havia custado 8 mil dólares.

Fui dormir angustiado naquela noite. Meu coração não me deixava dormir. Eu me perguntava: "Onde o cristianismo ocidental se perdeu?".

Cinco dias depois, cheguei aos Estados Unidos, no estado de Virginia, para três palestras no final de semana. Mas, desta vez, minha vida seria impactada de forma diferente. Eu experimentaria um dos momentos mais significativos de minha vida e cuja memória mantém minha fé viva ainda hoje.

Preguei numa igreja também carismática. Quando terminou o culto do sábado, um rapaz me convidou para jantar na casa do reitor da Universidade Estadual. Segundo ele, o reitor já visitara o Brasil e se sentiria muito feliz em me conhecer.


Hoje, já não me lembro do nome do reitor, mas vou chamá-lo de John Doe. Ao lado de sua mulher, ele me recebeu com um largo sorriso. Os dois abriram os braços e saudaram com um "bem vindo" em português com fortíssimo sotaque.

A família freqüentava uma igreja presbiteriana bem formal em sua liturgia e bem liberal em sua teologia. Bastaram alguns minutos e entendi a ligação do casal com o Brasil.

Eles tinham uma família de treze filhos, todos adotivos e com alguma deficiência física. O casal decidiu que adotaria crianças de vários países do mundo em situação de abandono, ou por carregarem alguma doença genética ou por sofrerem algum estigma cultural. Assim, tinham uma filha coreana que era cega, surda e muda, um menino africano que nascera sem as pernas, dois ou três com síndrome de Down, e outros com diferentes anomalias genéticas. Os brasileiros eram três: uma menina cega, vinda do sertão da Paraíba e dois meninos infratores, que viviam abandonados nas unidades da Febem de São Paulo e Rio de Janeiro.

Sentamos à mesa e agradecemos a Deus pelo alimento; enquanto comíamos, eu tomava consciência que jamais seria o mesmo. A glória de Deus encheu aquele lar com uma leveza que, em alguns momentos, precisei me beliscar para perceber que não sonhava. Tentei conter minhas lágrimas que escaparam duas ou três vezes e que limpei com o guardanapo de papel.

Não resisti e narrei para eles a diferença abismal entre aquela noite e a dos trenzinhos, que tanto me chocaram. John Doe, educado e discretíssimo, não quis alongar minha observação, apenas comentou: "É uma pena, lá eles nunca ouvirão a voz doce de uma criança, dizendo, 'obrigado, papai'"!.

Despedi-me da família e minha jornada espiritual deu uma guinada. Primeiro, percebi como é fácil adequar o evangelho de Jesus Cristo à mentalidade consumista de uma classe média burguesa, e ainda justificar essa manipulação, com um rótulo espiritual. Depois, roguei para que minha vocação, como pastor pentecostal, não contribuísse para fomentar uma espiritualidade desencarnada. Eu já participara de muitos ambientes em que o clima emocional não se transformava em atos de justiça.

Mas acima de tudo, naquela noite, perdi alguns dos meus preconceitos. Eu fora treinado com uma formação teológica que evitava contato com os liberais. Gente que não lesse a Bíblia e não soubesse repetir o nosso catecismo, deveria ser mantida à distância. De repente, eu estava sentado à mesa de um homem que cultuava a Deus em uma igreja que eu considerava fria. Contudo, seus valores cristãos eram muito mais nobres que os meus.

A partir daquele jantar, abri-me para pessoas que vivem fora dos contornos de meu gueto religioso. Aprendi que muitas vezes, outros também encarnam os valores do Reino de Deus até com mais exuberância do que os que se auto-intitulam defensores da sã doutrina.

Acredito que foi Santo Agostinho quem disse: "Deus já possui ovelhas em seu aprisco que a igreja ainda não alcançou". Hoje celebro os gestos nobres de instituições como Médicos Sem Fronteiras, reverencio o altruísmo de freiras que cuidam de orfanatos e respeito a disposição de padres que se entregam a leprosos. Louvo a Deus por cristãos que, mesmo não participando de nenhuma instituição, comportam-se como bons samaritanos.

Enquanto ceava com o senhor John Doe e sua linda família, recordei-me das palavras de Jesus quando ele reunir todas as nações no último dia. O Senhor separará uma das outras, como pastor separa as ovelhas dos bodes e dirá aos que estiverem à sua direita: 'Venham, benditos do meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo. Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber, fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive preso, e vocês me visitaram' (Mateus 24.31-46).

Madre Teresa repetia que cuidava de mendigos e leprosos com todo amor, porque Deus poderia estar disfarçado no meio deles. E as palavras de Jesus confirmam: "Digo-lhes a verdade: o que vocês fizerem a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram".

Em dezembro de 2004, um cristão sugeriu que eu usasse relógio, não para marcar horas, mas como uma jóia. Ele confessou que colecionava vários modelos suíços como verdadeiras relíquias. Enquanto ele tentava me convencer, lembrei-me do reitor John Doe, e na noite do réveillon, preferi dar meu dinheiro para as vítimas do Tsunami.

Soli Deo Gloria.