Festival É Tudo Verdade divulga seleção de documentários da edição 2010

Da Redação
  • TV Navegar/ Reprodução

    Cena do documentário ''No Meio do Rio, Entre as Árvores", de Jorge Bodanzky

O festival de documentários É tudo Verdade divulgou nesta quarta (10) a primeira seleção de filmes da edição de 2010, que acontece de oito a 18 de abril em São Paulo e de nove a 18 de abril no Rio. Na lista, o evento destaca 15 documentários brasileiros inéditos, sete deles em competição. Há ainda, na programação especial, a sessão do documentário mais recente do cineasta Jorge Bodanzky, "No Meio do Rio, Entre as Árvores".

Tanto longas, quando médias e curtas-metragens fazem parte das novas atrações. Outros títulos nacionais e a seleção internacional serão divulgadas em breve. O evento, que tem entrada gratuita, deverá premiar os filmes em competição com o troféu É Tudo Verdade, além do valor em dinheiro: R$100 mil para médias e longas e R$6 mil para os curtas.

Abaixo, seguem os títulos da programação e as respectivas sinopses:

Programas Especiais

"No Meio do Rio, entre as Árvores", de Jorge Bodanzky
Resultado de uma expedição ao Alto Solimões, na Amazônia, que ministrou oficinas de vídeo, fotografia e circo a diversas comunidades ribeirinhas, o filme capta imagens de um universo amplo, de grande beleza, mas em que a exploração econômica predatória deixou marcas.

Competição Brasileira de Longas e Médias

"Arquitetos do Poder", de Vicente Ferraz e Alessandra Aldé (RJ, 90 min)
Filme observa a relação entre mídia e política no Brasil, destacando a evolução das técnicas de propaganda nas campanhas eleitorais – de Getúlio a Lula.

"O Contestado – Restos Mortais", de Sylvio Back (RJ, 158 min)
A Guerra do Contestado (1912-1916) envolveu milhares de civis e militares no interior do Paraná e de Santa Catarina, num combate envolvendo disputa fundiária e questões de fronteira.

"Eu, o Vinil e o Resto do Mundo", de Lila Rodrigues e Karina Ades (SP, 72 min)
Retrato de jovens da periferia de São Paulo que participam do maior campeonato de DJs da America Latina, o Hip Hop DJ.

"Fora de Campo", de Adirley Queirós (DF, 52 min)
Uma radiografia do universo dos clubes de futebol profissionais, tomando Brasília por microcosmo

"Manual Prático de Como Ter Sucesso na Política Brasileira", de Felipe Lacerda (RJ, 104 min)
Estudo dos métodos utilizados pelos políticos nacionais para permanecer no poder, a partir do cotidiano de um vereador do interior do Amazonas.

"Programa Casé – O Que a Gente Não Inventa, Não Existe", de Estevão Ciavatta (RJ, 80 min)
A trajetória de Adhemar Casé (1902-1993), um vendedor de rádio que fez história no rádio, na TV e na publicidade brasileira, lançando nomes como Noel Rosa, Carmem Miranda e Orlando Silva.

"Terra Deu, Terra Come", de Rodrigo Siqueira (MG, 89 min)
Pedro de Alexina, 82, conduz, como mestre de cerimônias, o funeral de João-Batista, morto aos 120 anos.

Competição Brasileira de Curtas-metragens

"Bar da Estação", de Leonardo Ayres Furtado (MG, 17 min)
Todos os dias, José dos Santos abre o Bar da Estação, no pequeno município de Ribeirão Vermelho, em Minas Gerais.

"Bernnô, de Pedro Gorski" (SP, 24 min)
Um retrato do artista plástico, paulistano do bairro do Limão, que através do domínio das técnicas de pintura automotiva, construiu uma carreira como artista, reconhecido pelo público e pela crítica.

"Mãos de Outubro", de Vitor Souza Lima (PA, 21 min)
Film mostra pessoas que constroem a manifestação de fé do Brasil.

"Querida Mãe", de Patricia Cornils (SP, 25 min)
Uma conversa entre cartas escritas por uma mãe e os sentimentos que provocam, 44 anos depois, em sua filha. Que não a conheceu.

"Xetá", de Fernando Severo (PR, 20 min)
Durante o desordenado processo de colonização do noroeste do Paraná, nos anos 40, uma população indígena foi expulsa de suas terras. A quase extinção desse povo contribuiu para um desastre ecológico irreversível na região.

"Karl Max Way", de Flavia Guerra e Maurício Osaki (SP, 25 min)
Karl Marx é um motoboy brasileiro que vive em Londres. Quer ganhar dinheiro para ter uma vida melhor, mas precisa encarar 'pequenos' problemas: ilegalidade e risco de vida.

"Acontecências", de Alice Villela e Hidalgo Romero (SP, 23 min)
Documentário filmado na aldeia Asuriní do Xingu, em 2007, durante pesquisa de campo da antropóloga Alice Villela. Trata-se de um olhar poético sobre o material bruto.

"As Aventuras de Paulo Bruscky", de Gabriel Mascaro (PE, 20 min)
Artista entra na plataforma de relacionamento virtual "second life" e conhece um ex-diretor de cinema, Gabriel Mascaro, que hoje vive, se diverte e trabalha fazendo filmes na rede virtual.

"Se meu Pai Fosse de Pedra", de Maria Camargo (RJ, 20 min)
Filha analisa a trajetória do escultor Sergio Camargo, morto há 18 anos.

O Estado das Coisas

"Doce Brasil Holandês", de Mônica Schmiedt
Unidas à distância por um sobrenome comum de origem holandesa, duas historiadoras, a brasileira Kalina Wanderley e a alemã Sabrina van der Ley, exploram as raízes e as contradições da lenda que se criou acerca da invasão holandesa a Pernambuco, no século 17.

"Sobre Rios e Córregos", de Camilo Tavares
Assentada sobre cerca de 1.500 km de rios e córregos, a cidade de São Paulo transformou-se num caso peculiar de transformação da água - tanto em solução quanto em problema. Através de depoimentos de especialistas analisa-se o histórico de uma convivência conflituosa, marcada por canalizações, desvios de curso de rios, especulação imobiliária e habitação irregular.

FONTE: http://cinema.uol.com.br/