Undergoogle - Tudo sobre Google!

Newsletter Undergoogle

Link to Undergoogle - Tudo sobre Google!

Prepare-se para o Google Summer of Code 2010

Posted: 08 Feb 2010 04:43 AM PST

Se você é universitário, de alguma área ligada a informática, prepare-se. O Google Summer of Code 2010 está chegando! O programa que tem por objetivo inspirar jovens estudantes a participar no desenvolvimento de software livre, os envolve no desenvolvimento de projetos acadêmicos em ambientes reais de programação, além de colaborar para a criação e aprimoramento de mais softwares livres que podem ser distribuídos para o benefício geral. Além de aprender muito, o estudante ganha pagamento em dinheiro e alguns prêmios, além de poder colocar no Currículo que desenvolveu projeto com o apoio do Google.

O programa foi anunciado na semana passada para alguns Orientadores e dentro de alguns dias teremos o cronograma para este ano. Normalmente o programa começa em Março, e os estudantes precisam enviar sua proposta até o final de Março e serão selecionados em Abril.

Neste ano, além de poder ganhar até $4.500,00, o estudante também leva uma camiseta exclusiva do Google, certificado de participação, brindes do Google, um livro técnico da área e possivelmente uma carta de recomendação emitida por algum dos orientadores do estudante.

Em 2008, o underGoogle fez uma cobertura bem bacana sobre o Summer of Code, inclusive com entrevista dos organizadores.

No Brasil

A participação brasileira, embora tenha começado tímida, tem crescido ano após ano. "De 3 participantes no primeiro ano, a participação pulou para 40 brasileiros no ano passado", nos informou Adriano Monteiro Marques, lider do Projeto UMIT, um dos parceiros do Google, que participa do programa desde 2005 e acompanha de perto o crescimento da participação dos Brasileiros. O Umit Project é a única organização de software livre 100% brasileira que participa do programa como organização mentora.

O Umit já orientou 21 estudantes, de várias países como Rússia, Itália, Portugal, Polônia, Malásia e Singapura além do Brasil, e tem um programa paralelo chamado Umit Summer of Code, em que fazem o mesmo trabalho do Google Summer of Code, sem pagar os $4500,00 que o Google oferece (mas ainda garantindo a camiseta do Google, alguns brindes do Google, um certificado e cartas de recomendação).

"Sendo orientador no Summer of Code, eu já emiti algumas cartas de recomendação, e eu tenho estudantes que trabalharam na Nokia Siemens Europa, Shell na Oceania, conseguiram bolsa de mestrado na Universidade de Alveiro e Portugal e alguns outros casos de sucesso menos relevantes" Afirma Adriano.

Fique ligado na página oficial do Google Summer of Code

Para conhecer melhor o programa e entender a mecânica, assista ao vídeos no Canal Oficial do Summer of Code 2009, no Youtube.



Fernando Kanarski : Parananese, acadêmico do curso de Sistemas para Internet da UTFPR. É Google Advertising Professional e apaixonado por tecnologia, internet e Gadgets. É Coordenador de Novas Mídias na House Cricket , em Curitiba - PR - Brasil.

Veja também: