A velocidade de download de seus arquivos na rede Bit Torrent não passa de 3 KB/s? Nunca ouviu falar em Torrent? Leia este útil tutorial que mostra todas as técnicas necessárias para baixá-los com rapidez e acabe já com as suas dúvidas.
Por Rodrigo Françozo de Lima Moraes em 14/Jan/2009


BitTorrent
é um sistema muito popular encontrado na internet que é utilizado para facilitar a distribuição de grandes arquivos, como jogos, filmes, discografias e distribuições Linux, por exemplo. O Bit Torrent é um meio incentiva e privilegia quem compartilha seus arquivos, pois quanto mais é enviado para outros usuários da rede, maior é a prioridade na recepção dos mesmos.

No entanto, engana-se quem pensa que o BitTorrent funciona como outros compartilhadores P2P, onde as buscas são realizadas no próprio programa. Além disto, também há a necessidade de conhecermos alguns artifícios para fazê-lo funcionar de maneira eficaz.

Usuários que não conhecem tais técnicas sentem-se frustrados, e então preferem buscar outros meios para baixar aquilo que necessitam. Por isso que nós do Superdownloads resolvemos criar este pequeno tutorial sobre a rede BitTorrent, onde mostraremos o "caminho da luz" para aqueles que desejam aprender os segredos básicos, porém importantes.

Antes de tudo, você deverá escolher um programa para a transferência de arquivos Torrents que se encaixa às suas necessidades. Dois dos mais procurados são o BitComet e o µTorrent (uTorrent/mTorrent) Em português Ouro No ranking semanal, cada um com as suas peculiaridades, mas com funcionamento semelhante. Nosso guia utilizará o µTorrent, mas não se preocupe se você preferir outro, pois como já foi dito anteriormente, todos possuem interface e modo de operação parecidos.

Ao abrir o programa pela primeira vez, você terá um visual parecido com este:

É agora que você deve procurar o que necessita através dos serviços especializados na internet. Caso você não conheça nenhum, ou não faz idéia como isto funciona, use e abuse da pequena lista a seguir. Ela contém alguns dos maiores sites que disponibilizam Torrents na rede:

Experimente e decida com qual você se adapta. Não existe um site melhor do que o outro, e da mesma forma dos clientes Torrents, os serviços online também seguem um esquema muito parecido.

O escolhido para nosso teste será o Mininova:

 

Repare na barra de pesquisa localizada na parte superior do site. É naquele local que se deve procurar os arquivos e mídias. Coloque o termo desejado para que o serviço retorne com os resultados obtidos.

 

Na tela acima existe a opção de reorganizar a busca pelo maior número de Seeds (sementes), ou Leechers (Sangue-Sugas). Os Seeds significam quantas pessoas estão disponibilizando o arquivo naquele momento e os Leechers são todos aqueles que estão realizando o download. Vale a pena lembrar que quando realizamos um download, nós também atuamos como um Seed, pois também disponibilizamos a parte já baixada para o pessoal que procede da mesma forma.

A principal dica do BitTorrent é procurar sempre por arquivos que estão com o número de Seeds alto, pois quanto maior este número, maior será a velocidade baixada. Por isso que, clicar em "Seed" é de grande valor, já que desta maneira ficará mais fácil para você encontrar o link ideal de Torrent.

Clique no melhor link, que obviamente deverá ser o primeiro da lista para ser levado a uma tela parecida com esta:

O uso do site está quase finalizado. Agora você deve clicar no link "Download this torrent!" para que seu cliente Torrent entre em ação.

Apesar de já ter visto o programa ativo no início deste tutorial, não é necessário mantê-lo aberto para que ele reconheça o link, pois é o próprio sistema operacional que reconhece a extensão do arquivo e associa com o programa correspondente.

Logo quando o programa reconhecer o arquivo será exibida a seguinte tela.


Em apenas um link Torrent, é possível encontrar vários arquivos, como é o caso de uma discografia, por exemplo. Você deve estar atento nesta hora, porque você pode e deve desmarcar todos os arquivos que não precisa, ou não deseja baixar. É aqui também que o usuário escolhe a pasta onde eles irão ser salvos.

A parte mais complicada do trabalho já foi. Após realizar as alterações explicadas anteriormente, basta clicar em "OK" e aguardar o programa efetuar o download do arquivo.

Dica: http://superdownloads.uol.com.br/