Escrito por Dezirrê   
Seg, 09 de Março de 2009 23:27

A Universidade do Sul da Califórnia recebeu uma concessão de 6,9 milhões de doláres para estudar o crescimento, o alcance e impacto do Cristianismo Pentecostal e carismático – um dos movimentos religiosos de crescimento mais rápido do mundo.

O Centro de Religião e Cultura Cívica da Faculdade de Letras, Artes e Ciências usou as verbas para constituir a Iniciativa de Pesquisa Pentecostal e Carismática (IPPC), que servirá de plataforma para a investigação académica do Pentecostalismo e dos vários movimentos de renovação que surgiram no catolicismo e protestantismo de corrente dominante.

Patrocinada pela Fundação John Templeton, o subsídio é a maior quantia alguma vez destinada ao estudo do Cristianismo Pentecostal e carismático.

Mais de 500 milhões de cristãos por todo o mundo afirmam ser dotados espiritualmente. Tanto os pentecostais como os carismáticos empenham-se no uso de dons espirituais e distinguem-se pelos seus modos enérgicos de adoração, oração e manifestação do Espírito e pelo seu carácter empreendedor, de acordo com a IPPC.

Os investigadores da IPPC querem descobrir o que está por detrás do crescimento e a forma como o movimento está a ter impacto na sociedade civil e na praça religiosa. Eles planeiam usar verbas do financiamento para apoiar a investigação na área das ciências sociais em quatro regiões: África, Ásia, América Latina e na Europa de Leste.

"O nosso objectivo é estimular parcerias no domínio da investigação por todo o globo e financiar projectos que irão moldar a discussão para os próximos anos", disse Donald Miller, Director Executivo do Centro de Religião e Cultura Cívica, e autor do livro Global Pentecostalism: The New Face of Christian Social Engagement (Pentecostalismo Global: A Nova Face do Compromisso Social Cristão).

O IPPC irá conceder um total de 3,5 milhões de dólares para um máximo de sete bolsas de centros regionais e quinze bolsas para académicos individuais ou pequenas equipas de investigação. A iniciativa criará também meios académicos e de investigação do Cristianismo Pentecostal e carismático em Los Angeles, o berço do Pentecostalismo Americano.

"Estamos interessados em compreender por que razão o Pentecostalismo está a crescer tão rapidamente, qual o impacto na sociedade, e como se diferencia entre os vários meios culturais", disse Miller.

Para além da investigação sobre o movimento carismático-Pentecostal, os promotores da iniciativa também saúdam aplicações de projectos de investigação comparáveis que explorem as ligações entre os países ocidentais (América do Norte e Europa Ocidental) e pelo menos uma daquelas quatro regiões.

"O crescimento global do Pentecostalismo é uma das mais notáveis transformações religiosas do século passado", disse o Dr. Kimon Sargeant, Vice-presidente do departamento das Ciências Humanas da Fundação John Templeton.

"O objectivo deste projecto é a alcançar uma melhor compreensão da sua significância nas ciências sociais em áreas que vão desde o capital social até ao desenvolvimento económico e muito mais."

De acordo com uma brochura de proposição da IPPC, os subsídios só serão concedidos àqueles que consideram uma ou mais das seguintes questões fundamentais de investigação: 1) características distintivas das experiências espirituais, de práticas espirituais e de experiências de cristãos pentecostais e carismáticos, e como estas variam dentre os diferentes meios culturais e diferem de outras tradições religiosas no Cristianismo; 2) o impacto do movimento na sociedade civil e a sua contribuição para a compreensão do papel da religião na sociedade humana; e 3) onde as igrejas de orientação Pentecostal e carismática estão em crescimento ou em declínio, e o que contribui para essa sua evolução.

As cartas de intenção estão agendadas para 1 de Agosto. A IPPC anunciará a 1 de Outubro quais os candidatos convidados a apresentar propostas completas.

O movimento Pentecostal e carismático "tem implicações importantes na política internacional e nas interacções entre os grupos religiosos", alegou Brie Loskota, responsável pelo programa da IPPC e Directora de Gestão do Centro de Religião e Cultura Cívica.

"Estudar o Cristianismo Pentecostal e carismático é crucial para entender como a religião molda o Mundo."

Fonte: Diário Cristão / NT Gospel