17/03/2009 - 08h51

Fashion TV investiga estilista Ronaldo Fraga

FERNANDA EZABELLA
Colaboração para a Folha

Delicadeza é a palavra de ordem na vida e no trabalho do estilista mineiro Ronaldo Fraga. É o que mostra o capítulo sobre ele na série "Nomes da Moda", que o canal pago Fashion TV exibe hoje e na quinta.

"Para mim, ele não tem defeito. Ele não tem tempo, mas defeito também não tem", diz a costureira Nilza Vilela, que acompanha Fraga desde os anos 80.

João Castilho/Folha Imagem
Costureira Nilza Vilela (à esq.) é o segredo mais bem guardado de Ronaldo Fraga
Costureira Nilza Vilela (à esq.) é o segredo mais bem guardado de Ronaldo Fraga

Ela foi homenageada no desfile da coleção de verão 2006, quando o estilista colocou costureiras trabalhando na passarela, incluindo Nilza.

O carinho da relação se estende aos demais colaboradores, que tecem elogios no programa, intercalados por imagens de diversos desfiles, como o do inverno de 1996, chamado "Eu Amo Coração de Galinha".

"Era muito improvável, quando eu comecei, trilhar um caminho falando de cultura brasileira", diz Fraga, que já criou inspirado em Lupicínio Rodrigues, Nara Leão e no rio São Francisco.

"Quando eu vejo que pelo menos agora não me enchem o saco, não ficam nessa discussão se o que eu faço é moda ou teatro [...] eu já acho que está muito bom."

O programa também fala da infância de Fraga e visita a escola que ele frequentou em Belo Horizonte. "Moda tem a ver com os vestígios de um olhar que você vai somando."

NOMES DA MODA - RONALDO FRAGA
Quando: hoje, 13h30; quinta, 19h30
Onde: Fashion TV
Classificação: livre