09/02/2009 - 01:08 por Joanna Brandão

Dj Alpiste, Dj de Deus

A tragetória de um dos pioneiros do movimento Hip-Hop no Brasil, antes e depois de conhecer a Cristo.

Dj Alpiste teve suas primeiras aparições no final dos anos 80 como Dj da Black Music brasileira e um dos pioneiros do movimento Hip-Hop no Brasil. Em 1987, entrou para a equipe Zimbabwe,conhecida por realizar grandes bailes Black nas periferias de São Paulo. O Dj também passou pela Black Mad e pela Band FM.

Nesta época, conheceu JR. Blaw, com quem formou o grupo de Rap paulistano e movimento conhecido como Stillo Selvagem. Alpiste também acompanhou o surgimento de outros nomes em São Paulo, como Thaide e Dj Hum, e teve a oportunidade de trabalhar junto com o Sampa Crew e a Geração Rap.

O Dj, criado ouvindo muita música negra desde os seis anos de idade, cresceu colecionando discos e tocando em festas na casa de amigos. Teve como suas maiores influências o Funk dos anos 70 e 80 como Zapp, Earth Wind and Fire, Stevie Wonder, Michael Jackson, Marvin Gaye, Kool and the Gang, Confunkshun e Gap Band. Com esse universo musical se tornou Dj e um dos mais conhecidos MCs da atualidade.

O encontro - Foi em 1992 que Dj Alpiste reencontrou um amigo de infância que lhe falou pela primeira vez sobre fé, plano de salvação e vida eterna. O amigo também contou ao Dj sobre sua experência e encontro com Jesus Cristo e o convidou para uma reunião de música gospel que se realizaria na Igreja Renascer em Cristo no bairro do Cambuci, em São Paulo.

Naquele templo, Dj Alpiste foi alcançado, através da música e da palavra de poder de um servo de Deus, e decidiu aceitar Jesus como seu salvador.

Alpiste logo conheceu a Banda Kadoshi, onde teve oportunidade de criar um rap evangélico, estilo até então inédito nas igrejas. E começou assim seu ministério, com dois discos e viagens pelo Brasil, sempre cantando e mostrando seu testemunho. Mais tarde, em 1996, e já conhecido pelo público gospel, foi convidado para gravar seu primeiro CD solo, Transformação. Em 1998, veio seu segundo CD, Efésios 6:12, com a música O inimigo, que vendeu mais de 100 mil cópias e afirmou o Rap Gospel no cenário musical brasileiro. Em 2001, após voltar dos Estados Unidos, onde morou por um ano, o Dj produziu o CD O Peso da palavra com a dançante música Louvado seja.

Assim, Dj Alpiste continuou a viajar pelo Brasil e a conquistar milhares de jovens através de sua forma peculiar de cantar rap. Nos anos que se seguiram, o Dj lançou mais dois CDs, Fanático e Coisas que você precisa ouvir, recebendo diversos prêmios como o Troféu Talento como melhor CD de Rap.

No ano passado, o rapper produziu seu mais novo álbum, Arrebatador. O Dj considera seu novo trabalho como uma nova etapa em sua vida. "Demorei mais de um ano para fazer todas as músicas! O novo CD é o oitavo trabalho da carreira. Eu mesmo produzi as músicas e escrevi todas as letras", afirmou Alpiste. O álbum conta com as participações especiais de Pregador Luo, Lito Atalaia, Mano Reco, Naldo Dee, Marcio Attack Versos, Rappin Hood e MC Carlinhos. "Gostei muito do produto final, me surpreendeu bastante, espero que a galera goste, pois foi feito com muito carinho e dedicação para a Glória de Deus. O nome é justamente para chamar a atenção para o arrebatamento, o assunto de todo o CD gira em torno disso. Quero que as pessoas parem e se examinem", explicou.

Novos planos - Durante o ano de 2009, Dj Alpiste continuará fazendo sua maratona de shows e divulgando o trabalho Arrebatador. O rapper deseja aumentar o número de acessos em seu novo site www.djalpiste.net, criado para oferecer mais interação entre o artista e seus fãs, que podem falar diretamente com ele.

Outro esforço do Dj neste ano é levar a todo o Brasil a campanha "Sou Legal: Não baixo músicas na internet", que visa combater a pirataria virtual. "Há alguns anos fui alertado por amigos músicos que o mercado não andava bem devido à pirataria. Comecei a estudar o assunto e me surpreendi com a dura realidade que é a pratica criminosa usada na Internet", relatou Alpiste. "Espero que as pessoas criem uma consciência sobre o assunto e nos ajudem a mudar essa realidade", finalizou.

Em meio a shows e campanhas, Dj Alpiste pretende seguir sua caminhada, agora, entretanto, sempre guiado pela palavra de Deus.