09/02/2009 - 19:37 por Redação

2 mais 2 dá Deus

Padre polonês ganha prêmio internacional com trabalho que tenta provar a Criação matematicamente.

A comprovação da existência de Deus através de cálculos matemáticos rendeu ao padre polonês Michael Heller, de 72 anos, um dos mais disputados prêmios acadêmicos do mundo. O religioso, que além da formação teológica é estudioso em filosofia e doutor em cosmologia, receberá em maio, em Londres, o Prêmio Templeton, conferido pela fundação homônima de estudos religiosos, sediada em Nova Iorque, nos EUA. O valor do prêmio é de 820 mil libras, equivalentes a R$ 2,9 milhões.

Os trabalhos mais recentes de Heller abordam a questão da origem do universo debruçando-se sobre aspectos avançados da teoria geral da relatividade, de mecânica quântica e de geografia não-comutativa. “Vários processos no universo podem ser caracterizados como uma sucessão de estados, de maneira que o estado anterior é a causa do estado que o sucede”, explicou Heller, em um comunicado divulgado por ocasião do anúncio do prêmio. “Ao questionar a causalidade primeira não estamos apenas falando de uma causa como qualquer outra. Estamos nos perguntando sobre a raiz de todas as possíveis causas”, defende o padre, sugerindo que essa causa original tenha sido processo criativo de Deus.

O estudioso rejeita completamente a ideia de que religião e ciência são contraditórias. “A ciência nos dá o conhecimento, e a fé nos dá o sentido. Ambos são pré-requisitos para uma existência decente”, sentencia. Para ele, a ciência nada mais faz do que explorar a criação divina. Mas alguns céticos atacam a Fundação Templeton por sua inclinação a favor de ideologias conservadoras no terreno da religião. Um dos principais críticos à instituição é o biólogo evolucionista Richard Dawkins, autor do livro Deus, um delírio e o mais destacado nome do movimento conhecido como neoateísmo. Na sua opinião, o prêmio não passa de uma soma em dinheiro oferecida a qualquer um que se disponha a falar coisas boas da religião.