6 de janeiro, 2009 - 11h42 GMT (09h42 Brasília)
 
Envie por e-mail   Versão para impressão
Mostra 'Lista negra' retrata afro-americanos famosos; veja
 
Foto: Timothy Greenfield-Sanders. The Black List Project/Divulgação
Chris Rock foi um dos retratados por Greenfield-Sanders
Um museu no bairro do Brooklyn, em Nova York, está exibindo uma série de retratos e entrevistas em vídeo com afro-americanos famosos dos Estados Unidos.

A tenista Serena Williams, o ator e comediante Chris Rock, o músico Sean Combs, a escritora Toni Morrison e o ex-secretário de Estado americano Colin Powell são algumas das personalidades que estão no The Black List Project (ou O projeto da Lista Negra, em português), em exibição no Brooklyn Museum.

Nas entrevistas, conduzidas pelo crítico de cinema Elvis Mitchell, eles falam sobre como é ser negro nos Estados Unidos. As fotos foram feitas pelo Timothy Greenfield-Sanders, famoso por retratar celebridades e líderes mundiais. Greenfield-Sanders também filmou as entrevistas.

As entrevistas que estão na exposição foram transmitidas nos Estados Unidos pelo canal de televisão HBO.

A exposição ficará no Brooklyn Museum até o dia 29 de março de 2009 e depois será exibida em outros museus nos Estados Unidos.


 
O Black List Project traz fotos e entrevistas com afro-americanos famosos. A tenista multicampeã Serena Williams é uma das celebridades retratadas no projeto.


 
A escritora Toni Morrison diz: "Quase todos os escritores afro-americanos que eu conheço eram muito desinteressados em uma parte particular do mundo, que é a dos homens brancos."



 
Sean Combs (também conhecido como Puff Daddy, Puffy, P. Diddy e Diddy) é produtor, rapper, estilista e empresário de restaurantes.



 
"Eu me lembro quase como se fosse ontem da minha avó dizendo 'Agora lembre-se, você quer ser uma referência para a sua raça'", disse Richard Parsons, que foi diretor do grupo Time Warner.


 
Susan Rice é assessora de política externa do presidente eleito americano Barack Obama. Ela foi indicada para representar os Estados Unidos na Organização das Nações Unidas.


Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2009/01/090105_lista_negra_dg.shtml