Obama escolhe Rick Warren para a invocação da benção de Deus na sua tomada de posse como Presidente dos EUA

 

Barack Obama escolheu Rick Warren, pastor da mega-igreja em Saddleback e autor do best-seller “Uma Vida Com Propósitos” para a invocação na cerimónia de tomada de posse do novo presidente dos EUA. Este facto constitui uma espécie de passagem de testemunho de Billy Graham para Rick Warren, como ministro do Evangelho preeminente da nação Americana, e reflecte a mudança geracional no movimento Cristão. Aretha Franklin, cantora norte-americana de gospel, soul e R&B, ícone da música negra, foi convidada para cantar na cerimónia.

O programa para a cerimónia de tomada de posse do novo presidente em 20 de Janeiro próximo, foi anunciado quarta-feira pelo Comité da Junta do Congresso para Celebrações Inaugurais. Os programas das tomadas de posse seguem um modelo tradicional mas também permitem que o presidente eleito coloque o seu cunho nos procedimentos e dê o tom à sua administração.

A escolha de Rick Warren é um ramo de oliveira para os cristãos em geral. Warren é um claro opositor ao aborto e a casamentos entre pessoas do mesmo sexo. A sua escolha já levantou uma onda de críticas por parte de grupos de direitos de homossexuais. Warren também tem sido um dos líderes Cristãos que mais tem expandido a sua agenda no combate a problemas globais como a pobreza, a SIDA e o genocídio no Darfur.

Obama pediu ao Dr. Joseph E. Lowery, co-fundador, juntamente com o Dr. Martin Luther King, da Conferência Cristã do Sul, para participar na invocação da bênção.

Fonte: New York Times

__._,_.___
_._,___