Ferramenta de xeretas, FriendFeed rastreia vida de internautas

Página reúne informações publicadas em diversos sites, como Twitter e Flickr.
Objetivo da página é manter internauta atualizado sobre atividades de seus contatos.

JULIANA CARPANEZ Do G1, em São Paulo

Tamanho da letra

Se você é uma pessoa socialmente ativa na internet, o site FriendFeed pode ser muito útil na hora de gerenciar os mais diversos sites com os quais você interage diariamente: Twitter, Facebook, YouTube, Flickr, Digg, de.li.ci.ous e LinkedIn, para citar alguns.

Isso porque o serviço gratuito, criado por ex-funcionários do Google, reúne em uma única página muitas das informações que você coloca na web -- lá se concentram, por exemplo, as frases mais recentes publicadas no seu Twitter, os últimos posts do seu blog, os textos que você quis compartilhar no Google Reader e as músicas que você indicou em sua última visita ao Last.fm.

Por essas características, a página também facilita a bisbilhotice: ela acaba com a necessidade de entrar em vários endereços para saber o que seus amigos estão fazendo na internet. Se aquele colega de classe estiver no FriendFeed, você poderá acompanhar muitos dos seus passos, dados nos mais diferentes cenários virtuais.

Se ele não estiver na página, também é possível cadastrá-lo como "amigo imaginário", recebendo informações postadas no Flickr e no blog desse contato, mesmo sem sua autorização. Confira abaixo como funciona esse site e dicas sobre como usá-lo.

Foto: Reprodução
Reprodução
Site mostra os usuários mais populares; todos eles abusam dos recursos. (Foto: Reprodução )
  Crie sua conta

Você não precisa instalar nenhum programa para utilizar o FriendFeed, disponível somente em inglês. Na hora de criar uma conta -- para a qual você deve fornecer um endereço verdadeiro de e-mail --, há as opções de manter a conta pública ou privada. Se escolher a segunda alternativa, somente usuários autorizados poderão ver as informações divulgadas em seu perfil.

O passo seguinte é encontrar amigos, importando contatos do Facebook ou de sua conta de e-mail (Hotmail, Gmail, Yahoo ou AOL) – ao fazer isso, autoriza todos esses contatos a verem seu perfil, mesmo se ele for privado.

Para acompanhar automaticamente as atualizações da vida virtual dos usuários, você deve assinar ("subscribe") o perfil desejado -- mesmo sem fazê-lo, é possível ver as informações dos perfis públicos. Quando você clica em "subscribe", passa a visualizar em sua própria página todas as ações daquele contato, como textos postados no Twitter, fotos adicionadas no Flickr ou vídeos sugeridos por essa pessoa no YouTube.

  Crie seu perfil

 

Foto: Reprodução
Reprodução
Ínternauta pode escolher os serviços que serão vistos em seu perfil no FriendFeed. Site mostra, por exemplo, atualizações feitas no Twitter. (Foto: Reprodução )

No canto superior direito da tela, clique em "account". Nessa seção, você poderá mudar sua foto, adicionar serviços e terá novamente a escolha de optar por um perfil público ou privado. Também há como ser notificado por e-mail toda vez que alguém "assinar" sua página e sempre que um internauta fizer comentários em seu perfil.

Atualmente, é possível acrescentar 35 serviços à sua página do FriendFeed – quando você faz isso, exibe em seu perfil (e também no de seus amigos virtuais) todas as atualizações feitas nesses outros sites. Se escrever um texto no Twitter, por exemplo, ele será divulgado também no FriendFeed. Entre as alternativas mais conhecidas, estão blogs, del.icio.us, Digg, Flickr, Google Reader, Last.fm, LinkedIn, Pandora, Twitter, Vimeo e YouTube.

O Facebook pode ser associado ao FriendFeed, mas de uma maneira diferente dos demais serviços on-line. Se o usuário da rede social instalar um aplicativo relacionando as duas páginas, os contatos das duas contas serão sincronizados e toda a atividade registrada no FriendFeed será publicada também no Facebook. O contrário, no entanto, não acontece.

  Xerete e interaja

Para xeretar, é fácil. A primeira aba mostra todas as informações atualizadas daqueles que são seus amigos (tem o post do João, a foto da Maria, o vídeo do Cláudio, a sugestão de leitura do José e por aí vai). Se quiser, você pode comentar essas informações ("comment"), escondê-las ("hide") e até sinalizar com um sorriso que gostou do que leu ("like).

 

Reprodução
Reprodução
Abas permitem rastrear amigos, seu próprio perfil e o de todos os usuários. (Foto: Reprodução)

 

A segunda aba tem todas as atualizações de suas próprias contas feitas em outros serviços, como YouTube. Ainda na sua página, dá para criar conteúdo próprio do FriendFeed clicando em "share something", no topo. E se quiser bisbilhotar geral, basta clicar na aba "everyone", que mostra informações de diversos usuários do site.

 

  Amigo imaginário
Foto: Reprodução
Reprodução
Internauta pode usar a alternativa de 'amigo imaginário' para acompanhar a vida virtual daqueles que não estão FriendFeed. (Foto: Reprodução )

Ao selecionar "friends setting", que aparece no canto superior direito, você verá os perfis que assina (aqueles que aparecerão na sua página) e também os usuários que acompanham você -– no caso de ter selecionado perfil privado, eles precisam de sua autorização para isso.

Outra alternativa é a criação do perfil de um amigo imaginário ("imaginary"), que não está no FriendFeed. Aqui, é possível cadastrar blog, Flickr, Twitter e outros serviços utilizados por pessoas que você gostaria de acompanhar on-line – a página pessoal da cantora Ivete Sangalo, por exemplo, como mostra a imagem ao lado. Essas atualizações não são divulgadas na aba "friends", ficando restritas somente à seção "imaginary".

Por todas essas alternativas, o serviço funciona como um alerta para aqueles que se preocupam com a privacidade. Se não quiser tornar públicas informações pessoais, evite divulgá-las na internet e use sempre as ferramentas que limitam o acesso a esses dados. Caso contrário, qualquer usuário do FriendFeed pode acompanhar, mesmo sem seu conhecimento, passo a passo sua navegação na web.