21/04/2008 - 15:42 por Sérgio Pavarini

Viver é muito perigoso

Todas as semanas, alguns jovens evangélicos cometem suicídio.

"Quem sou eu: Apenas uma partícula de existência nesse universo imenso. Sentimentalmente, uma pessoa realizada. Estou sempre de bom humor! Pela graça divina, me esqueço das coisas que para trás ficam e avanço para as que estão diante de mim. Deus é fiel!
Religião: Cristão/protestante.
Paixões: Deus, minha família e meus amigos da igreja.
Livros: A Bíblia.
Música: Gospel.

Os dados acima foram compilados e combinados do perfil no Orkut de alguns jovens. Em comum, todos mostravam-se cheios de energia e profundo amor por Jesus. O pretérito é necessário porque eles não estão mais conosco. Todos colocaram um ponto final em sua trajetória terrena nos últimos meses.
Acostumados a fechar os olhos para vários problemas que afligem o rebanho, muita gente fica atônita ao descobrir que, todas as semanas, alguns jovens evangélicos cometem suicídio. Ao conhecer a trajetória dos que nos deixaram, ficam estarrecidos ao descobrir que o estereótipo de "jovem problema" não se encaixa na maior parte dos casos. Para quem está longe, a solução é fácil. Basta teorizar que o suicida vai para o inferno – mas aos que vivenciaram essa dor inexprimível, o restante dos dias será permeado por questionamentos temperados com certa dose de culpa.
Geralmente entretidos com atividades da igreja, os jovens crentes nem sempre têm com quem conversar sobre suas angústias mais esconsas. Numa estratégia que combina falta de sintonia e de sensibilidade, os insepultos acampamentos continuam marcados por "sexo oral" em profusão – no caso, palestras e mais palestras sobre o assunto, rep(r)isando o que acontece há várias décadas. Enquanto drenava minha indignação nestas linhas, soube de mais uma pá de casos de suicídio entre a moçada. Simultaneamente, minha caixa postal continuava sendo entupida por spams de eventos que vão "impactar a vida" de quem colar por lá. Triste período em que os "lugares altos" perigosamente tornaram-se apenas o ponto escolhido por muitos jovens para o "impacto" final.

Zumbis de Jesus

No livro Sobre a esperança, Frei Betto afirma que vivemos numa cultura da desgraça, na qual "as pessoas têm medo da vida, em vez do medo da morte". Ser íntegro e autêntico é uma decisão que poucos intimoratos tomam quando o patrulhamento é acirrado. O caminho mais confortável é optar por corresponder às expectativas alheias, adotando o que Paul Tournier chama de "persona" e Brennan Manning trata por "impostor". Vida dupla ou suicídio do "eu" verdadeiro, a existência desse pessoal resume-se a uma fastidiosa encenação. São meros mortos-vivos que não aquiesceram ao conselho do compositor mineiro e foram incapazes de "abrir o peito à força numa procura".
A frase de Guimarães Rosa que intitula este texto somente é veraz enquanto as máscaras permanecerem intactas. Que Deus abra nossos olhos e ouvidos para distinguir os gemidos cifrados de tanta gente sofrendo ao nosso redor. Sejam nossos braços abertos um dos sinais visíveis e terapêuticos do amor inaudito e sem reservas do Pai. Hic et hunc.