21/10/2008 - 07:49 por Redação

Missionária britânica é morta no Afeganistão

Talibãs assumem autoria do crime e dizem que Gayle Willians foi morta porque pregava o cristianismo.

A missionária britânica identificada como Gayle Williams, de 34 anos, foi executada ontem por dois motociclistas em Cabul, capital do Afeganistão. Ela era ligada à organização humanitária Serve Afeganistão. Segundo informações do jornal inglês The Time, a missionária teria sido morta por pregar o cristianismo no país, que atravessa um dos períodos mais conturbados de sua história desde o ataque liderado pelos Estados Unidos, em 2001, como resposta aos atentados do 11 de Setembro. O crime foi reivindicado por milicianos ligados ao movimento talibã, que governou o país até ser derrubado pelas forças americanas, há sete anos. Desde então, o grupo adotou ações de guerrilha e terror na tentativa de recuperar sua influência.
De acordo com o Times, esta é a primeira morte de um funcionário estrangeiro de uma organização humanitária. O presidente da Serve, Mike Lyth, negou que Gayle tivesse qualquer atuação religiosa e que a entidade pregue o cristianismo. A missionária, que também tinha cidadania sul-africana, havia deixado a cidade afegã de Kandahar, onde atuava, há pouco tempo, por questão de segurança. Desde então, vivia em Cabul, onde foi executada. Em agosto deste ano, grupos de ajuda humanitária denunciaram que ataques contra seus funcionários haviam forçado a retirada de suas equipes do país. No mesmo mês, um japonês foi encontrado morto e quatro funcionários da organização International Rescue Committee, baseada em Nova Iorque, foram mortos num atentado contra o veículo em que trafegavam. 
No comunicado em que os talibãs assumem o crime, divulgado na internet, o grupo diz que a inglesa foi assassinada por pregar o cristianismo em seu país. A organização Serve Afeganistão é uma entidade de orientação cristã especializada na ajuda a pessoas doentes.

Fonte: G1




--
-----------------------
Jornalista, Webdesigner:
http://worship-design.blogspot.com
http://adoradoresworship.blogspot.com
www.flickr.com/photos/blackstyle, Contato: julianaayres@gmail.com
Messenger: worshipdesign@msn.com