Meditação: Mesmo que eles os acusem de praticarem o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus. (1 Pedro 2:12)

 

Pensamento: O testemunho mais efetivo é uma vida santificada.

 

Leitura: 1 Pedro 2:4-12.

 

Mensagem:

Respondendo às Críticas

 

            Abraham Lincoln sabia o que significava enfrentar críticas. Ele é citado pelas palavras que disse: "Se eu me dispusesse a não somente ler, mas a responder a todos os ataques que me são feitos, este escritório estaria fechado para qualquer outra atividade. Eu faço o melhor que sei fazer – o melhor que posso; e pretendo continuar assim até o fim. Se no final eu tiver me saído bem, o que é dito contra mim não valerá nada. Se no final eu estiver equivocado, mesmo se dez anjos jurassem que eu estava certo, isto não faria qualquer diferença".

            Lincoln, enfrentando uma forte oposição, conseguiu reunificar os Estados Unidos, ganhou a Guerra Civil e aboliu a escravidão nos EUA. Se tivesse permitido que seus críticos o derrotassem, Lincoln não teria realizado o que fez.

            O apóstolo Pedro compreendeu os perigos da crítica sem fundamento. Ele escreveu: "Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, mesmo que eles os acusem de praticarem o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus" (1 Pedro 2:12).

            As críticas podem consumir nossas vidas a ponto de ficarmos emocionalmente paralisados; ou podemos dispor nosso coração a servir a Deus com fidelidade sem nos deixar abalar pelas críticas, colocando Deus em evidência. Quando fizermos isso, não precisaremos responder aos nossos críticos com palavras – as nossas vidas vão dizer tudo o que é necessário.

 

FONTE:

William E. Crowder

Nosso Andar Diário

Ministério RBC