Como mover os e-mails do Hotmail para o Gmail

Criado por: Rui Brás em 17 de Janeiro de 2008 Deixar um comentário

Desde que foi lançado, o Gmail tem ganho uma enorme popularidade em detrimento de outros servidores de e-mail que há muito estavam no mercado. Muitas pessoas querem migrar definitivamente para o Gmail, mas nalguns casos (como é o caso do Hotmail), não há (havia) como passar os e-mails antigos para a nova conta sem ser reencaminhando-os um por um, o que torna o processo demasiado penoso.

imagem_hotmailparagmail.jpg

Para resolver este problema que também era meu, pesquisei na Internet e descobri um artigo no blog Google Operating System que mostra-nos como é fácil enviar todos os e-mails do Hotmail para o Gmail mantendo o remetente e a data dos originais.
Vamos lá começar isto!

1- Para começar, têm de ligar o IMAP no Gmail: Na vossa conta abram as "Definições" seguído do separador "Reencaminhamento e POP/IMAP", seleccionem no fim da página "Activar IMAP". Guardem as alterações.

imagem_activimap.jpeg

2- Façam o download do Windows Live Mail, porque só ele consegue conectar-se à conta do Hotmail e fazer o download de todos os nossos e-mails.

3- Depois de instalado, adicionem a vossa conta do Hotmail ao programa (basta adicionar o nome, e-mail, password e fazer seguinte).

4- Adicionem agora a vossa conta do Gmail preenchendo o e-mail, password e nome da conta, não esquecendo de clicar na caixa que diz "configurar manualmente" antes de carregar no botão "seguinte". No próximo menu preencham as definições do IMAP e do SMTP (podem tomar como exemplo a configuração do meu Gmail na imagem em baixo).

imagem_configgmail.jpeg

5- Agora basta ir à pasta do Hotmail seleccionar os e-mails que pretendem transferir, cliquem com o lado direito do rato e seleccionem a opção "Copiar para a Pasta…" (para que os e-mais originais permaneçam no Hotmail), depois escolham a pasta "A Receber" no Gmail e carreguem no ok.

imagem_copiarmail.jpg

É muito, muito simples.
Quando vocês adicionarem as contas, terão de esperar que o Hotmail faça o download de todos os vossos e-mails para o PC, que em ligações de Internet mais lentas pode demorar um pouco. Também o upload para o Gmail pode demorar algum tempo, dependendo da quantidade de megabytes ou gigabytes que tenham em e-mails.

Façam o teste e coloquem nos comentários os resultados e as dúvidas que venham surgindo.


Arquivado na categoria: Truques & Dicas

30 comentários a "Como mov