15 plugins essenciais para o WordPress

Criado por: Ricardo Ferreira em 28 de Julho de 2008 Deixar um comentário

Uma das mais valias que o WordPress tem é a panóplia de plugins que existem por essa Internet fora. Uns mais "interessantes" que os outros, e outros mais úteis que outros. Neste artigo sugerimos 15 extensões que colocam o WordPress ao nível dos mais completos CMS existentes actualmente.

WordPress

WP-Polls
Começamos com um plugin que certamente já será do conhecimento da maior parte dos utilizadores. Com ele pode criar sondagens e assim inquirir os gostos dos seus visitantes.
Compatível com: 1.5.2 ou superior
Página Oficial

WP-PostRatings
Mais um criado por Lester 'GaMerZ' Chan. Também largamente divulgado, o WP-PostRatings permite aos visitantes avaliar os seus artigos e páginas utilizando o banal sistema de "estrelas".
Compatível com: 1.5.2 ou superior
Página Oficial

WP-Print
Se o seu blog tem artigos de informação ou científicos será recomendável a utilização deste plugin. Com ele os visitantes poderão imprimir apenas o que interessa, o conteúdo do artigo em si, eliminando todos os outros elementos do site.
Compatível com: 1.5.2 ou superior
Página Oficial

ShareThis
E com a multiplicação dos serviços de social bookmarking a tendência é mesmo partilhar. Este serviço, adaptado ao WordPress, permite enviar o artigo para 35 desses serviços ou por e-mail.
Compatível com: 1.5 ou superior
Página Oficial

Similar Posts
É cada vez mais habitual encontrar listas de artigos relacionados junto a um determinado post. Existem inúmeros plugins que prometem isto mesmo, entre eles o Similar Posts. Destaque-se de entre os restantes por comparar semelhanças entre artigos não só com base nas tags mas também no título e conteúdo. No entanto, é necessário instalar primeira a Post-Plugin Library
Compatível com: 1.5 ou superior
Página Oficial

AdSense Manager
Num passado não muito distante, colocar publicidade em sites e blogs era uma prática mal vista pela maioria dos internautas. Felizmente, a situação mudou e é cada vez mais uma necessidade. Ao contrário do que o nome possa indiciar, o AdSense Manager não suporta apenas o Google AdSense mas também AdBrite, AdGridWork, Adpinion, Adroll, Commission Junction, CrispAds, ShoppingAds, Yahoo!PN e WidgetBucks. É possível colocar então os anúncios em posts, páginas, widgets ou em qualquer outra parte do blog.
Compatível com: 2.5 ou superior
Página Oficial

Exec-PHP
Certamente já se deparou com alguns plugins que não trazem widgets e que fornecem apenas um excerto de código PHP para colocar algures no seu tema. O Exec-PHP dá à volta ao problema e permite-lhe executar PHP em posts, páginas e até em widgets de texto! Para que não haja problemas de segurança, este plugin conta com um sofisticado sistema de configuração que lhe permite escolher que utilizadores poderão usufruir as suas capacidades.
Compatível com: 2.0 ou superior
Página Oficial

Easy Gravatars
Gravatars são avatars (ou, como são conhecidos em português, imagens de exibição) globalmente reconhecidos. Basta efectuar o registo em Gravatar.com e de cada vez que comentar um artigo com o endereço de e-mail com que se registou surgirá o seu gravatar. Graças a este plugin não é necessário efectuar alterações ao seu tema para que suporte esta divertida forma de comentar; tudo é feito automaticamente!
Compatível com: 2.0.4 ou superior
Página Oficial

wordTube
O wordTube é a sua central multimédia no WordPress. Com ele, colocar ficheiros .flv, .swf, .mp3, .jpg, .gif e .png é tarefa fácil, mesmo sem quaisquer conhecimentos de HTML. Além disso pode configurar o leitor a seu gosto, criar playlists e muito mais!
Compatível com: 2.0.4 ou superior
Página Oficial

Lightview Plus
Quem não conhece o LightBox? Até nós aqui no Peopleware o utilizamos! O Lightview, uma adaptação com novas funções e design agradável, também está disponível para o WordPress; recomendado!
Compatível com: 2.3 ou superior
Página Oficial

All in One SEO Pack
Citando o Diogo Rodrigues, o PageRank tornou-se na nova religião para muitos bloggers e vêem o SEO como a sua igreja. De facto, há quem faça de tudo para ter a certeza que os conteúdos do seu blog chegarão intactos a todos os motores de busca. Isto porque, grande parte dos utilizadores que chegam a um novo blog, encontram-no algures durante uma pesquisa.
Compatível com: 1.5 ou superior
Página Oficial

Secure Form Mailer Plugin For Wordpress
Com este plugin poderá criar, de forma fácil, formulários para todo o tipo de fim. Caixas de texto, checkbox, radio button e até CAPTCHA são alguns dos elementos que poderá utilizar. Se quer apenas criar um formulário e nem sabe o que estas expressões significam, não se preocupe, o Secure Form Mailer vem "equipado" com uma documentação extrememante alargada onde poderá esclarecer todas as suas dúvidas.
Compatível com: 2.0 ou superior
Página Oficial

WP-PageNavi
Outro plugin largamente divulgado e também utilizado no Peopleware é o WP-PageNavi, que permite substituir o sistema de navegação do WordPress por outro, bem mais intuitivo, com numeração de páginas.
Compatível com: 2.0 ou superior
Página Oficial

Events Calendar
Como o nome deixa advinhar, o Events Calendar é um substituto para o calendário do WordPress, cheio de novas funções. O calendário pode ser colocados em páginas ou widgets, juntamente com os próximos eventos.
Compatível com: 2.5 ou superior
Página Oficial

Register Plus
Se pretende utilizar o WordPress para construir um blog onde o registo dos utilizadores é fundamental, este plugin tem tudo o que pode procurar. Registo por convites, moderação, campos de registo personalizados, CAPTCHA, termos de utilização e muito mais!
Compatível com: 2.5 ou superior
Página Oficial

E se estão não forem suficientes, há mais de 2500 disponíveis no site oficial, é só escolher!


Arquivado na categoria: Truques & Dicas

8 comentários a "15 plugins essenciais para o WordPress"

  1. Magno Campos diz:

    Boa… n sabia destes… bom post.. thanks

  2. pirata diz:

    Muito bom obrigado. Post indispensável.

    Cumps
    http://soupirata.net/

  3. keops diz:

    Bom post :)

  4. Código PT diz:

    Boas!

    Boa lista. Muitos plugins já uso mas outros ainda estão na lista dos "pendentes". Tenho de arranjar tempo para os instalar.

  5. valerio vaz diz:

    faltam ai plugins bons, como o wp-stats para ver as estatisticas do blogue, falta o akismet para bloquear o spam (mas esse já vem isntalado)…. falta o cformsII para formularios de contacto… falta o wp-cache para melhorar a performance do wordpress… falta o nextgen gallery para gerir melhor as imagens… enfim… ha muito por onde escolher.

    Não estou a dizer que a lista é má, se calhar eu vou fazer uma por tópicos de interesse e posso postar, ou aqui ou no meu blogue

  6. Mais um diz:

    O problema do wordpress é teres um sítio bom p alojar.

  7. vinicius diz:

    Muito bom, peguei uns 4 que não tinha ainda, vocês poderiam colocar mais alguns relacionar a administração neh?

    vle, mais uma vez parabéns pelo blog

  8. José Antonio Meira da Rocha diz:

    Muito bom! Mas eu não conheço o LightView. O que ele faz?